EFICIÊNCIA - Com vacinação avançando, leitos de UTI covid vão se esvaziando

Araçatuba teve queda de 50% nos internados com casos graves de covid em uma semana 

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

 

A semana foi marcada pela intensa queda no número de pacientes internados por covid-19 em Araçatuba. O número tem sido inversamente proporcional ao avanço da vacinação no município e em todo o Brasil.

 

Na última sexta-feira (11), a Santa Casa de Araçatuba divulgou que apenas 9 pacientes estavam internados no setor de UTI covid do local. Vale lembrar, que o hospital público de Araçatuba é referência no atendimento para 40 municípios da região e recebe internações de todos estes lugares.

 

Levando em consideração os números divulgados pela vigilância epidemiológica do município, dos nove internados na UTI covid atualmente, três são de outros municípios da região e os demais seis pacientes são moradores de Araçatuba. A taxa de ocupação do local é de 25%.

 

A queda foi de 50% no número de internados em estado grave no hospital público da cidade em relação aos dados de uma semana atrás. No dia 4 de setembro, eram 18 pessoas em tratamento na UTI, o que dava uma ocupação de leitos de 51% naquela oportunidade.

 

Além disso, hospitais de Penápolis e de Guararapes estão atualmente sem nenhum paciente em tratamento, enquanto em Birigui eram apenas cinco internados até a última sexta, com apenas dois deles em estado grave.

 

Vacinação

 

De acordo com especialistas e com o Comitê de Contingência da covid-19 do estado de São Paulo, a vacinação é a principal causa da queda no número de infecções e casos mais graves da doença (aqueles que levam à internação e aos óbitos).

 

Em Araçatuba, o ciclo completo da vacinação contra a covid-19 ultrapassou os 50% dos moradores aptos a se vacinarem até aqui, que são as pessoas da população que possuem acima de 12 anos de idade, sendo que algumas delas ainda não chegaram à data estipulada para a receberem a segunda dose.

 

A população de faixa etária entre 70 e 89 anos é a que já está imunizada com as duas doses, sendo que idosos acima de 85 anos já estão aptos a receber a terceira dose no município. Dentre o grupo de 70 a 79 anos, são 100,52% de cobertura vacinal completa, com 11.190 vacinados com duas doses e outros 20 com dose única; e no grupo de 80 a 89 anos a cobertura está em 101,7%, com 4.831 vacinados com as duas doses e 4 imunizados com a Janssen, de dose única.

 

A faixa etária de 60 a 69 anos também possui um alto percentual de imunização, com 94,99% de cobertura até o momento. Dos 20.321 moradores da cidade que já poderiam ter completado o ciclo, 19.233 já estão com as duas doses aplicadas e anotadas na carteira de vacinação.

 

Acima de 90 anos, são 77,54% dos araçatubenses que já se imunizaram, o que totaliza 939 pessoas.

 

No geral, Araçatuba tem até agora 53,21% de pessoas aptas a se vacinar que já estão com ciclo dos imunizantes contra a covid-19 completo. Este número salta para 87,35% levando em consideração apenas uma das doses.

 

Aplicação

 

Em Araçatuba, as vacinas contra a covid-19 estão sendo aplicadas no Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova e no ponto de vacinação do Morada dos Nobres, das 10h às 19h; no Multi Shop das 9h às 17h, e na unidade básica de saúde do bairro Engenheiro Taveira das 8h às 19h. Estes horários são válidos de segunda à sexta.

 

Aos sábados, ficam abertos os pontos de vacinação do Shopping Praça Nova e Araçatuba Shoppings, das 8h às 18h e do Multi Shop, das 9h às 14h.

 

É necessário agendamento no site da prefeitura para tomar a primeira dose. Para a segunda e terceira dose não há a necessidade, bem como para idosos e gestantes.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Balconista é preso com 85 tijolos de maconha

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O balconista G.G.S, 38 anos, residente em Goiânia (GO), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *