21.7 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Araçatuba teve o maior volume de chuva em fevereiro nessa década

ANTÔNIO CRISPIM – Araçatuba

Normalmente o mês de fevereiro é chuvoso e de temperaturas elevadas em Araçatuba e região. No entanto, neste ano o volume de chuva foi acima da média histórica. Em 10 anos, apenas duas vezes choveu acima de 200 milímetros no mês de fevereiro: em 2018, com m 253,7 milímetros e 2020, com 265,1. Meteorologistas explicam as temperaturas do oceano Atlântico deveriam variar entre quente e fria. No entanto, este ano não estão esquentando como o esperado. Devido às temperaturas mais baixas, as frentes frias que passam pelo litoral do Sudeste ficam estacionadas na região. Isso faz com que haja canalização de umidade na região, o que leva à formação de nuvens carregadas, resultando em mais chuvas em toda a região. A previsão é de mais chuvas.
De acordo com levantamento feito pela reportagem junto ao site do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão ligado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, o mês de fevereiro, além de registrar elevado volume de chuva, também, apresentou a menor média de alta temperatura. Da mesma forma que em fevereiro de 2018 foi o segundo maior volume de chuva da década, também foi o mês com a segunda menor média de temperatura máxima. Em 2020, foi de 30,5 graus e em 2028, de 30,8 graus. A média mínima deste ano foi de 20,5 e de 2018, de 19,9 graus.
Assim como Araçatuba, houve aumento no volume de chuvas na maioria das cidades da região Sudeste. Na Baixada Santista, foi uma tragédia, com várias mortes registradas de muitas pessoas continuam desaparecidas desde a noite de segunda-feira.

Info Chuva Fevereiro

Ultimas Noticias