Home Cidades Araçatuba Araçatuba tem ampla programação para celebrar o Dia do Folclore

Araçatuba tem ampla programação para celebrar o Dia do Folclore

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A partir desta quinta-feira, o colorido invade o Mercadão Municipal, em Araçatuba. Não se trata da chegada de de frutas, verduas e legumes. Nem mesmo da preparação para desfile da escola de samba ali existente, a campeoníssima Sonho e Fantasia. Mas, por causa da realização de um evento organizado pela agremiação carnavalesca que valoriza as raízes do povo brasileiro e já começa a se tornar uma tradição na cidade.
Trata-se do FolcloAraçá, que, como próprio nome diz, volta-se à celebração do folclore. Seu pontapé inicial será na noite de hoje, Dia Nacional do Folclore. Uma série de atividades está marcada, ao longo do dia, naquele espaço.
Haverá exposição de personagens folclóricos, danças folclóricas, violeiros, catira, Folia de Reis e brincadeiras folclóricas para as crianças, com grupos atuantes no município. A programação, que vai até sexta-feira, terá três horários distintos: das 8h às 11h, entre 14h 17h e, depois, às 18h30.
De acordo com a professora Marly Garcia, que ajudou a organizar a comemoração junto com o presidente da Sonho e Fantasia, Manoel Rodrigues, a iniciativa busca valorizar as tradições culturais do Brasil. “Não podemos deixar passar em branco uma efeméride que tão bem nos representa. O evento ocorre em boa hora. Temos que cultuar nosso riquíssimo folclore”, diz Marly, referindo-se à data comemorativa desta quinta-feira
Ela ressalta que o FolcloAraçá já existia na época em que era secretária de Cultura, entre 2001 e 2005. Porém, frisa que, neste formato, como vai ocorrer no Mercadão, é o segundo ano. “O Manoel me procurou para mostrar o que tinha e o que poderia ser aproveitado no folclore e, no ano passado, então, iniciamos com algumas lendas”, conta.
Devido ao bom resultado observado em 2018, quando teve participação de crianças alunas da rede municipal de ensino, a ação foi mantida neste ano. Além das exibições dos grupos locais, na agenda, também estão previstas visitações pelo local com explicações, mostras de artesanato, trava-línguas, advinhas e músicas.
Parceira do evento, a Prefeitura de Araçatuba participa com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Assistência Social. Dentre as ações do poder público, além da cessão do espaço, está no transporte de alunos da rede pública para o local.
SERVIÇO
O Mercadão Municipal fica na Rua Manoel Ferreira Damião, 69. O agendamento de escolas pode ser feito pelo telefone: (18) 9-9735-3655.

a4 Evento folclore (6).jpeg


Compartilhe esta notícia!