14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Araçatuba passa de 40%, mas ainda mantém índice muito baixo de vacinação contra a gripe

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A nova atualização dos dados sobre a vacinação contra a Influenza em Araçatuba ainda demonstra uma porcentagem baixa de pessoas do público-alvo que procuraram os pontos de vacinação para se imunizar contra a doença. 

De acordo com dados divulgados pela saúde do município nesta sexta-feira (24), 42,86% dos araçatubenses se imunizaram. Isso corresponde a 34.311 pessoas. 

O público-alvo da vacinação contra a covid-19 engloba idosos acima de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, dentre outros.

Desde a última quarta-feira (22), a vacina contra a gripe já está liberada para todos os públicos na cidade. 

Os únicos grupos que passaram dos 50% de vacinados foram o de trabalhadores da saúde e o de idosos. Mais de 62% dos funcionários de postos de saúde, pronto-socorro e hospitais já tomaram a vacina. São 5.445 pessoas imunizadas neste grupo.

No caso dos idosos, esta última parcial divulgada ontem também coloca o grupo entre os que estão com mais de 50% de imunização. 52,5% das pessoas acima de 60 anos tomaram a vacina, o que significa 19.669 pessoas.

Seja em grupos específicos, seja no geral, a cidade está bem longe de atingir a meta de 95% do público-alvo vacinado, estipulada pelo Ministério da Saúde.

Puérperas e grávidas estão entre as que menos procuraram as vacinas. Apenas 45 puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), o que significa pouco mais de 16% do público. 

Entre as gestantes foram 465 mulheres vacinadas, índice que ultrapassa por pouco os 28% do grupo de pessoas nesta condição atualmente em Araçatuba. 

Até o próximo dia 30 de junho, as vacinas contra a gripe são aplicadas no Hospital Municipal, nos dias úteis das 7h30 às 23h, e aos sábados e domingos das 7h30 às 18h. 

A partir do dia 1º de julho, com o fim do contrato emergencial com a OSS Mahatma Gandhi, a maior parte dos serviços do HM serão transferidos para as unidades básicas de saúde. 

Também é possível buscar pelas vacinas nos 19 postos de saúde da cidade. É possível tomar as vacinas da gripe e da covid-19 simultaneamente. 

 

 

Ultimas Noticias