IMUNIZADA - Com mais de 78% do público alvo imunizado, despencam mortes por covid em Araçatuba

Araçatuba fechou outubro com queda de 96% nos óbitos em relação ao pior período da pandemia

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O município de Araçatuba vive situação mais tranquila do que a média do estado de São Paulo com relação aos óbitos por covid-19. Durante esta semana, o governo do estado anunciou uma queda de 93% nas mortes relacionadas à doença desde abril deste ano. Em Araçatuba, porém, esta queda ultrapassa os 96%.
De acordo com dados da vigilância epidemiológica, Araçatuba fechou o mês de outubro com apenas cinco casos de falecimentos em decorrência de complicações da covid-19. O número é 96,6% menor do que o registrado no mês de abril, ainda no auge da pandemia, quando 149 araçatubenses perderam a vida devido à pandemia. Neste mês de novembro, foi registrado um óbito até o momento.
A queda é ainda maior comparada com o mês de março de 2021, o pior da pandemia no município, quando 159 pessoas morreram. Neste caso, a queda nas mortes em outubro foi de 96,8%.
O estado de São Paulo registrou no último dia 2 de novembro, 62 óbitos por covid. A queda foi de 93% na comparação com as 890 vidas perdidas do dia 1 de abril.
O governador João Dória creditou a queda ao avanço da vacinação. A imunização da população do estado começou em janeiro e já atinge altos índices em todos os municípios, com mais de 100% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose já tomada.
“É uma queda sensível graças ao avanço da vacinação. É uma vitória da ciência, da vacina e da vida”, afirmou Doria. “Temos bons índices acumulados nas últimas nove semanas aqui em São Paulo, e a razão é a vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil”, reforçou o governador.
Em relação ao número de óbitos de outubro, de acordo com o sistema Sivep-gripe do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo teve 2.192 mortes em outubro, menor número de toda a pandemia desde abril do ano passado.
Em Araçatuba, os números de abril e maio do ano passado ainda foram menores que os de outubro deste ano. Em abril de 2020 foram duas vítimas fatais e em maio do mesmo ano outras quatro, contra cinco no mês passado. No caso, a pandemia começou primeiro nas capitais e aos poucos foi se espalhando pelo interior.
A vacinação completa (duas doses) em Araçatuba tem patamares elevados e já atingiu mais de 3 quartos da população acima de 12 anos.
Até o último dia 3 de novembro, 161.101 pessoas aptas a se vacinar já haviam tomado ao menos uma dose do imunizante em Araçatuba. 131.667 já tinham completado o esquema vacinal com as duas doses, além 4.810 moradores que haviam tomado dose única. A cobertura é de mais de 92% do público-alvo para primeira dose e mais de 78% para segunda dose.
14.927 moradores já haviam tomado também a terceira dose, sendo 12.341 que foram imunizados com doses da Pfizer, 2.583 com CoronaVac e três com a vacina AstraZeneca.

100%
O município pretende chegar aos 100% da população imunizada e programa campanha de incentivo àqueles que ainda não foram se vacinar.
Atualmente, as vacinas estão sendo aplicadas na cidade no Hospital Municipal, de segunda à sexta, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 18h.
É obrigatória a apresentação de documento com foto e CPF. A pessoa que for tomar a segunda ou terceira dose deve levar a carteira de vacinação.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *