SORTEIO - Moradores de Araçatuba serão sorteados para participar de pesquisa da UNICAMP

Araçatuba está entre as 11 cidades do estado escolhidas para pesquisa relacionada à pandemia

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba será uma das 11 cidades que participarão da pesquisa denominada ÉPICO VID-19 SP: Evolução da Infecção por Covid-19 em São Paulo. O estudo é coordenado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal de Pelotas e será feito pelo Ipec, Inteligência e Pesquisa em Consultoria Estratégica.
A pesquisa também será realizada nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas e São José dos Campos. O período do trabalho será entre quinta-feira (30) e domingo (3).
A pesquisa tem por objetivo levantar o número de casos de covid-19 no estado e saber quais os grupos profissionais estão mais expostos à contaminação, às novas variantes. Outro objetivo é identificar aspectos da vacinação contra a doença nestes locais.
Os resultados obtidos através desta pesquisa devem orientar a atuação do Ministério Público do Trabalho em inquéritos, além do desenvolvimento de políticas de vigilância sanitária, inclusive levando em consideração futuras pandemias que, por ventura, possam surgir.
A mesma pesquisa está sendo feita em âmbito nacional, sendo que participarão da coleta de informações 33 municípios do Sudeste, incluindo Araçatuba, além de 21 municípios do Sul, 42 do Nordeste, 14 do Centro-Oeste e 1 do Distrito Federal, totalizando 133 cidades pesquisadas em todo o país.
Seguindo critérios estatísticos, os profissionais do Ipec visitarão várias residências em Araçatuba e vão sortear um morador de cada uma para participar. Este morador em questão terá de assinar um termo de consentimento e deverá informar corretamente seus dados para posterior contato.
Será coletada uma amostra de três gotas de sangue da ponta do dedo em uma tira de papel filtro. A amostra será enviada para a UNICAMP para que sejam feitos os processos de testagem em laboratório.
A intenção do estudo é visitar pelo menos 5.500 casas contabilizando os 11 municípios do estado que participarão da amostra. A UNICAMP deve fornecer os resultados aos participantes por contato telefônico ou mensagem de texto alguns dias depois.
O estudo será realizado respeitando as regras de segurança, com utilização de máscara e de produtos higienizados e esterilizados pelos pesquisadores. Os profissionais que farão o estudo estarão devidamente identificados.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Shopping faz entrega de mil exemplares de livro em escolas e entidades de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como parte da programação do mês das crianças, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *