PONTO - Araçatuba Shopping é um dos pontos de vacinação contra a covid-19

Araçatuba começa vacinação de adolescentes acima de 16 anos com comorbidades; Birigui vacina a partir de 12 anos

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Começa a partir desta quarta-feira (18) a vacinação contra a covid-19 para adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas em Araçatuba. Desde ontem (17), as pessoas que fazem parte deste grupo já iniciaram o cadastro no site da prefeitura e no Vacina Já, do governo do estado.

 

O período de vacinação deste público, que começa hoje, ficará em vigor até o próximo dia 30 de agosto. A imunização se inicia exatamente no mesmo dia em que o governador João Dória (PSDB) anunciou o início da vacinação do público entre 12 e 17 anos com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas.

 

Além disso, está aberta desde o último dia 10 e vai até o dia 30 de agosto, a vacinação dos adultos acima de 18 anos, há também cadastro aberto para a vacinação em segunda dose das pessoas acima de 30 anos que vão tomar a segunda vacina da CoronaVac, e também pessoas com 45 anos ou mais que vão tomar a segunda dose da AstraZeneca. Lactantes que amamentam bebês de até 3 anos também seguem sendo imunizadas.

 

O público formado por idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas podem procurar os pontos de vacinação mesmo sem cadastro. 

 

Em Araçatuba, a vacina está disponível de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, no drive-thru do Núcleo de Gestão Assistencial, na paróquia São Paulo Apóstolo, no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova. Das 8h às 19h, a vacinação também fica disponível na Unidade Básica de Saúde do bairro Engenheiro Taveira. E das 9h às 17h, as doses também são aplicadas no MultiShop, no centro. 

 

Aos sábados, a vacinação ocorre no Shopping Praça Nova e no Araçatuba Shopping, das 8h às 18h, e no MultiShop das 9h às 14h.

 

É necessário levar documento com foto e CPF. Quem for tomar a segunda dose precisa levar o cartão de vacinação. Lactantes precisam levar a carteira de vacinação da criança e adolescentes com comorbidades precisam levar comprovantes médicos.

 

Em Araçatuba, a cobertura apenas de pessoas que tomaram a primeira dose até a última segunda-feira (16), segundo números da saúde municipal e do estado, estava em 70,09%. 

 

Foram aplicadas, no total, 201.017 doses de imunizantes contra a covid-19, sendo que deste total, foram 134.018 doses iniciais em moradores da cidade, além de outros 4.855 que receberam dose única. 

 

Além disso, o número de pessoas que já está com o esquema vacinal completo na cidade por ter recebido também a segunda dose é de 62.144 pessoas, o que junto com quem tomou a dose única foram uma porcentagem de 33,8% da população total com o ciclo vacinal completo.

 

Birigui

 

Em Birigui, o público acima de 12 anos com comorbidades e deficiência, além de gestantes e puérperas, já pode se vacinar. As doses estão disponíveis no drive-thru do terminal rodoviário das 7h30 às 18h, e é necessário fazer cadastro no site Vacina Já, do governo estadual.

 

Quem possui comorbidades deve apresentar documento comprobatório da patologia, sendo válidos exames, receitas, relatório ou prescrição médica, contendo o CRM do médico. Os cadastros existentes nas UBSs podem ser utilizados.

 

Os adolescentes com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) devem apresentar comprovante da condição por meio de exames, relatório, prescrição médica ou receitas com validade de até um ano. Gestantes e puérperas precisam apresentar prescrição médica da vacina.

 

A partir da próxima quinta-feira (19), o drive-thru do Hangar será fechado e a equipe será remanejada para atendimento no terminal rodoviário. Segundo a secretaria de saúde de Birigui, isso ocorre devido à diminuição na procura pelas doses por causa do avanço da vacinação. 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *