CUIDADOS - Ambulatório visa o cuidado integral das crianças de 0 a 2 anos com marcação direta

Aracanguá implanta Ambulatório de Pediatria

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ

O Departamento Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aracanguá acaba de implementar, o serviço de pediatria ambulatorial, visando o cuidado integral das crianças de 0 a 2 anos com marcação direta e, de 2 a 18 anos, caso necessário, os médicos do ESF (Estratégia de Saúde da Família) poderão encaminhar para o Ambulatório.

De acordo com o Departamento de Saúde, a profissional contratada para o serviço é médica pediatra, Ariane Arakak, graduada em medicina pela Universidade Camilo Castelo Branco, residência em pediatria pela Santa Casa de Araçatuba. Pós-graduada em Nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e Nutrição Materno Infantil pela Abranme (Associação Brasileira de Nutriçao Materno Infantil).

O projeto, segundo o Departamento, é desenvolvido com o apoio de equipes formadas por enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do sistema de saúde do município, e consiste na realização de atividades de educação permanente com essas equipes, para o desenvolvimento de ações que visem o aprimoramento do cuidado das crianças e adolescentes.

O programa é amplo e visa também a interação de grupos de suporte junto à comunidade, para tratar sobre temas pertinentes, aprimorar, colaborar com o desenvolvimento da rede de cuidado do município e atuar junto às equipes de Saúde da Família, com a realização de projeto terapêutico, gerenciando o cuidado em casos relacionados.

O ambulatório já está em pleno funcionamento às segundas-feiras, das14h30 às 18h30 e às quartas-feiras, das 16h às 20h, no Centro de Saúde de Aracanguá, para atendimento das crianças da sede e do distrito de Major Prado. Já em Vicentinópolis, o ambulatório funciona todas as terças- feiras, no posto de saúde, das 7h30 às 11h30.

O atendimento é oferecido a crianças de 0 a 2 anos com marcação direta e, de 2 a 18 anos, caso necessário, os médicos do ESF encaminham para o Ambulatório. Todas as consultas são agendadas e os pacientes devem estar no local com no mínimo 15 minutos de antecedência.

REFORÇO-

 Outra novidade no setor, dentro do plano de melhorias na saúde do município, é o retorno do atendimento médico pediátrico normal, com o médico pediatra Aguinaldo Wedekin, previsto para os próximos dias, com consultas que contemplam a sede e os distritos de Major Prado e Vicentinópolis.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Banco de Sangue de Araçatuba convoca doadores

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O Banco de Sangue de Araçatuba faz um apelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *