RÁPIDA - Vacina da Pfizer teve queda total de 63 dias entre as doses desde o início da imunização

Após anúncio do estado, Araçatuba e Birigui diminuem intervalo de vacinas

DIEGO FRNANDES – ARAÇATUBA/BIRIGUI

Seguindo recomendação do governo do estado de São Paulo, feita na última segunda-feira (18), desde ontem (19), os municípios de Araçatuba e Birigui passaram a adotar um intervalo mais curto para aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer naquelas pessoas que tomaram este imunizante.
A medida foi anunciada pelo governo João Doria (PSDB) na segunda, através de sua conta no twitter. O intervalo entre as doses da vacina da Pfizer passa a ser de 21 dias e não mais de 8 semanas (56 dias) como estava sendo até então. Esta é a segunda mudança feita no intervalo entre doses da Pfizer, que no início estava sendo aplicada com um intervalo de 12 semanas (84 dias) entre uma dose e outra, assim como ocorre com a vacina AstraZeneca. A antecipação é válida apenas para a população adulta, acima de 18 anos, portanto. As crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, que também tomaram a Pfizer, seguem com intervalo entre doses de 56 dias.
Em Araçatuba, nesta terça-feira o prazo foi antecipado, inclusive antecipando também de 12 para 8 semanas de intervalo a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Para a segunda dose não é necessário agendamento prévio.
Os pontos de aplicação em Araçatuba são o Shopping Praça Nova e o Araçatuba Shopping, que funcionam para vacinação das 10h às 19h. O Multi Shop aplica as vacinas das 9h às 17h. Além disso, a unidade básica de saúde de Engenheiro Taveira também faz a imunização das 8h às 19h.
É obrigatório apresentação de documento com foto, CPF e carteira de vacinação para aqueles que forem tomar a segunda dose.
Em Birigui, a antecipação da segunda dose da Pfizer também passou a valer nesta terça-feira, com as imunizações ocorrendo no drive-thru do terminal rodoviário das 7h30 às 17h30.
Também no município, é necessário apresentação de documento com foto e cartão de vacinação para receber a segunda dose.

Dados
De acordo com números do governo do estado de São Paulo, na tarde desta terça-feira (19), Araçatuba está com 66,7% de sua população com o ciclo vacinal completo, com as duas doses das CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, ou com a dose única da Janssen. Além disso, 9.417 pessoas entre idosos e profissionais de saúde tomaram a terceira dose.
Em Birigui, a cobertura do ciclo completo está em 61,3%, com 4.689 pessoas que já tomaram também a terceira dose.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *