ESFORÇO - O cumprimento de dezenas de mandados mobilizou diferentes forças policiais

Alvos da Operação Raio X têm bens bloqueados e alienados pela Justiça

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

O Poder Judiciário em Birigui determinou o sequestro e bloqueio, assim como a alienação antecipada, de diversos bens e valores de investigados na Operação Raio X, deflagrada em 2020 para desarticular um grupo que desviava recursos públicos de equipamentos de saúde geridos por organizações sociais.

As medidas atingem, por exemplo, uma fazenda no interior do Mato Grosso do Sul, aeronaves, automóveis de luxo e valores em dinheiro e cheques.

A Operação Raio X levou ao oferecimento de denúncia contra 70 pessoas pela prática dos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude à licitação, atribuindo a cada um dos denunciados o tipo penal caracterizado por sua atuação.

 

 

OPERAÇÃO RAIO-X

A Operação Raio X foi desencadeada no dia 29 de setembro do ano passado após quase dois anos de investigações. Otrabalho da polícia consistiu em apurar desviou de dinheiro destinado à saúde por meio de um complexo sistema a partir da OS Santa Casa de Birigui, que contratava empresas e profissionais autônomos. Dezenas de pessoas foram presas, assim como dinheiro, cheques e veículos de luxo.

De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa desviava os recursos mediante a celebração de contratos de gestão em diversos municípios por meio de Organizações Sociais. Esses procedimentos licitatórios eram fraudulentos e superfaturados, em sua maioria.

Foram identificados dezenas de envolvidos com o grupo criminoso divididos em diversos núcleos, cada um com uma colaboração diferente na prática das supostas infrações penais. Durante a operação foram apreendidos 47 veículos, 170 celulares, 180 eletrônicos, 184 pen drives, CDs e HDs, 15 armas de fogo, 56 joias, R$ 1.801.066,00, 7.568,31 dólares, 1.176 documentos e três aeronaves.

A


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Nova onda de frio chega hoje e pode provocar geadas na região

Compartilhe esta notícia!ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA Há quase um mês a região vivia a primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *