Alunos do SEB Thathi visitam redação e gráfica de O LIBERAL

Compartilhe esta notícia!

a Aluinos gráficaDiego Fernandes – ARAÇATUBA

Nesta sexta-feira, os alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola SEB Thathi tiveram uma aula diferente. Eles deixaram os cadernos e canetas, saíram da sala de aula e visitaram os prédios onde funcionam a redação e a gráfica do jornal O LIBERAL REGIONAL.
Ao todo, duas turmas de 6º ano da escola participaram da visita, somando 67 alunos. Enquanto uma das turmas conheceu primeiro a redação e o processo de produção do conteúdo do jornal, a outra turma foi até a gráfica conferir como é feita a impressão do conteúdo no papel até se tornar o produto final.
Os alunos foram recebidos na redação pelo editor chefe do Jornal O LIBERAL REGIONAL, Antônio Crispim, que falou sobre sua experiência de mais de 40 anos na área de jornalismo e explicou como são desenvolvidas as pautas e as matérias que compõe uma edição.
Já na gráfica, o impressor Alexandre Campos mostrou aos alunos como é feita a impressão das páginas e fez uma pequena demonstração às crianças com a máquina ligada, o que fascinou praticamente a todos. Em conversa com a nossa reportagem, todas as crianças de uma das turmas afirmaram que gostaram de ver o jornal sendo impresso.
A aluna Letícia Coelho Barom, de 11 anos, por exemplo, tinha muita curiosidade de saber como o jornal é feito. “Eu achei uma experiência bem legal, interessante, porque a gente está aprendendo sobre o jornal e ver de perto assim a realidade, como faz, eu achei bem interessante. Fiquei bem surpresa, porque eu nunca tinha visto como fazia um jornal. Eu sempre quis conhecer”, afirmou.
Marina Sanches Carneiro, de 10 anos, também gostou de ver a máquina de impressão em funcionamento. “A impressão do jornal foi bem legal de ver, a máquina é bem rápida”, disse.
Abordando leitura e escrita com as crianças na aula de Língua Portuguesa, a professora Rosângela Fulini Rodrigues, que trouxe as crianças para conhecerem a sede do jornal, afirmou que acredita que o objetivo de dar uma boa experiência aos garotos foi alcançado. “O nosso ensino de língua portuguesa está pautado na leitura e na escrita, o que pressupõe um trabalho com essa diversidade de gêneros, e eu quis trazê-los ao jornal para tornar esta experiência o mais verossímil possível. É isso que eu esperava, trazê-los pra realidade” afirmou a professora.
Segundo Rosângela, o SEB Thathi prepara a produção de um jornal mural pelos alunos que será disponibilizado nos corredores da escola e por isso acredita que será de grande utilidade a aula que tiveram ontem. “Eu acho que vai ser muito produtivo. Cada sala terá um professor que vai apadrinhar. Isso vai tirá-los mais do meio digital e levá-los para a produção de texto”, completou. Os professores Valdeci Ribeiro de Souza e Deucyr João Breitenbach, que trabalham com alunos, participaram da visita.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Gestantes participam de palestra sobre saúde bucal

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – GUARARAPES   Seguindo todos os protocolos e medidas de segurança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *