FAMÍLIA - Bia com a filha Maria Tereza e o marido, José Alexandre

Aluna de psicologia supera AVC e apresenta TCC com ajuda do marido

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A história da aluna do Curso de Psicologia do Unisalesiano de Lins,  Ana Virgínia de Castilho Santos Curiacos, de 38 anos, mais conhecida como Bia, é um exemplo de fé, superação, amor e união.

Foi no mês de agosto de 2018 que Bia passou por uma “montanha-russa” de sensações e sentimentos. Após o parto da pequena Maria Tereza, hoje com 2 anos, Bia sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico, seguido de um AVC hemorrágico.

Foram 30 dias de internação, sem poder ver a filha recém-nascida. Ao retornar para casa, após um verdadeiro milagre, a jovem teve que aprender a viver, novamente, ao lado da filha e de seu marido, o docente das áreas da Saúde do Unisalesiano de Lins, professor José Alexandre Curiacos de Almeida Leme.

A luta para voltar a comer sem sonda foi a 1ª conquista. Logo em seguida, Bia conseguiu andar, mas a perda da fala e o movimento do braço direito são ainda seus desafios, que ela enfrenta com muita força de vontade. “Costumamos dizer que o AVC foi uma experiência muito forte do amor de Deus. Nos ensinou a termos confiança Nele. Então, os próximos passos confiamos a Deus”, disse o marido da aluna de Psicologia.

Para José Alexandre, a fé em Deus e a força da maternidade de Bia são muito fortes. “Atribuímos tudo a uma grande graça de Deus. A Bia é nosso milagre”, completou.

 

Retomada

Bia tinha iniciado a coleta de dados para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em 2018. Então, ela decidiu que, neste 2º semestre de 2020, tentaria concluir o trabalho e apresentá-lo, com a ajuda do marido. Uma das orientadoras do trabalho, prpfessora Jovira Maria Sarraceni, lembrou que a aluna já fazia sessões com fonoaudiólogas e intensificou as sessões para se preparar para a apresentação, que ocorreu no dia 9 de dezembro, via Google Meet.

“Foi um momento de grande emoção. Ficou uma apresentação delicada. A Bia se superou, conseguiu apresentar e isso nos deu uma lição de vida. Ressalto a importância do José Alexandre no trabalho e também dos docentes que compuseram a banca, professor Luiz Asato e professor Consoni, profissionais e seres humanos excepcionais”, comentou Jovira.

Bia ganhou nota 10 na apresentação do TCC, fato que emocionou ainda mais todos os envolvidos em sua história.

 

Sonho

A Coordenadora do Curso de Psicologia do Unisalesiano de Lins, professora Ana Elisa Silva Barbosa de Carvalho, lembrou que o TCC de Bia teve por objetivo investigar as contribuições da Psicologia Escolar para o Sistema Preventivo Salesiano desenvolvido por Dom Bosco. “A banca do TCC é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes de graduação. Fecha-se um ciclo e realiza-se um sonho, especialmente este ano, marcado por acontecimentos inesperados. Foi necessária ainda mais superação e a banca do trabalho realizado pela aluna Ana Virgínia foi um exemplo disso”, contou.

Bia, por sua vez, disse, com a ajuda do marido, que sente gratidão a Deus, Jesus e Nossa Senhora. Para ela, o que está vivendo é uma sensação de vitória, de conseguir ter superado as limitações e as dificuldades que enfrentou, recentemente. “Meu sonho é continuar cuidando da Maria Tereza e usar a Psicologia para ajudar as pessoas, a fazer o bem. Essa é a nossa missão aqui na Terra, ajudar o próximo”, concluiu.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Para buscar forças e continuar a jornada, funcionários da Santa Casa ‘abraçam’ o hospital

Compartilhe esta notícia!ANTONIO CRISPIM  ARAÇATUBA “Quando as coisas fogem do controle do homem. E muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *