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quarta-feira, agosto 10, 2022

Alongamento Muscular, Qualidade de Vida e Saúde

PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

O alongamento muscular é indispensável para o bem-estar global da pessoa, que associado ao processo respiratório de inspiração e expiração, proporciona um aumento da oxigenação em todo organismo, resultando na produção de inúmeros benefícios ao EU Biológico, Psicológico, Social e Espiritual.
A ausência desta prática física pode causar desconfortos que causam dores ‘irritantes’ nas costas, no pescoço, nos ombros ou ainda a recorrência de lesões musculares, caso obviamente isso não tenha origem psicoemocional ou genética. No dia-a-dia afeta o humor, causa irritação, intolerância, queixas generalizadas, desânimo, cansaço, estresse, etc.
A explicação é simples. Perda da elasticidade e encurtamento das fibras musculares, causada pela falta ou redução de movimentos dos músculos, quando não se tratar de doença específica (fibromialgia, distrofia muscular, miosite, outras). Algumas falas do tipo “estou enferrujado”, “estou ficando velha mesmo”, “acordei com mal jeito no corpo”, “dormi de mal jeito”, tentam justificar inconscientemente essa deficiência, que se não cuidada pode levar a outras tantas.
Os cuidados para evitar esse sofrimento são simples, básicos, leves, fáceis e depende exclusivamente da vontade e interesse do “enferrujado”. A recomendação mais corriqueira feita pelos profissionais da saúde, tem sido a prática de yoga ou pilates, mas é possível fazer na própria residência também.
As aulas de Pilates dividem-se em dois tipos: no solo (The Mat) e no aparelho. Ambos visam estabilizar a pelve, controlar abdome, fortalecer e alongar membros superiores e inferiores, e mobilizar articulações. Ocorre nesta prática o entrelaçamento de técnicas orientais voltadas ao relaxamento, respiração, concentração e flexibilidade, com os ocidentais que objetivam o desenvolvimento da resistência e da força.
Os benefícios são inúmeros e perceptíveis, pois não só relaxa o corpo e a mente, como deixa os movimentos mais soltos e leves (flexibilidade), alivia a tensão muscular, melhora a postura, previne lesões musculares, ativa a circulação sanguínea, aquece e prepara os músculos para outras atividades físicas, produz resultados positivos no tratamento da lombalgia e cervicalgia, melhora a coordenação motora, reduz o estresse. Somente ganhos, sem esforço algum!!
Logo, quando decidir investir em um estilo saudável e prazeroso de viver, certamente terá mais #Saúde e Qualidade de Vida, #saudeemocional, #saudemental, #saudefisica.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

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