DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA
Durante cumprimento de mandato de busca no Jardim Atlântico, em Araçatuba, um delegado e dois investigadores da Deic (Divisão especializada em Investigações Criminais) ficaram com escoriações pelo corpo devido à reação de um adolescente que reagiu a abordagem. Os policiais apreenderam porções de maconha e uma balança digital.
A reportagem apurou que os policiais receberam denúncia de que o adolescente, que mora na residência com a companheira, estaria comercializando os entorpecentes. Além disso, poderia haver armas de fogo na residência. Diante dessas informações, foi solicitado o mandato de busca, concedido pela Justiça.
Para cumprir o mandado, um delegado e dois investigadores foram à residência. Eles interfonaram várias vezes e bateram no portão, mas não foram atendidos.
Quando começaram a arrombar o portão perguntaram no interfone quem estava na frente da casa, sendo que o delegado se identificou. A pessoa disse que era filho da moradora e estava sozinho. A pessoa disse que não tinha chave da casa. O menino também confirmou que sua mãe é convivente do adolescente investigado.
Os policiais reiniciaram a tentativa de arrombar o portão, pois acreditavam que o casal estaria escondido dentro da casa e não queria atender a polícia, sendo que existia mandado de busca para o imóvel. Antes de concluir o arrombamento, o adolescente chegou ao local. No entanto, tentou enganar os policiais, dizendo que não era morador daquela casa.
Quando o delegado informou que sabia sua identidade, o jovem confessou e alegou que não estava com a chave do imóvel. Ele resistiu à abordagem e partiu para cima do delegado. Ambos caíram. Dois investigadores tentaram conter o adolescente. Os três policiais ficaram com escoriações pelo corpo.
No momento da abordagem o jovem tirou do bolso a chave da casa e jogou para sua mãe, sendo que um dos investigadores conseguiu pegar. Os policiais tiveram de acionar reforço porque o jovem começou a incitar a população a também investir contra os policiais, que estavam apenas três.
Após a chegada do reforço, foi iniciada a busca no interior do imóvel. O menor já havia dito que tinha coisa errada em sua casa. A lado do micro-ondas os policiais encontraram um pote com 20 porções de maconha embaladas em plástico filme prontas para a venda, além de uma mini-balança digital.
O jovem negou o tráfico e disse que a droga seria para consumo próprio. Ele ficou apreendido à disposição da Justiça.