SEMENTES - Fantasia de árvore chamou atenção na distribuição de sementes na Pompeu de Toledo DIVULGAÇÃO GS INIMA SAMAR

Ações na região de Araçatuba marcam o dia da árvore

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em comemoração ao dia da árvore, que foi nesta terça-feira (21), diversas foram as ações em Araçatuba para buscar diminuição do déficit arbóreo do município. Atualmente, Araçatuba conta com 18% de área verde, segundo o engenheiro florestal Lucas Proto, enquanto o mínimo recomendável pela OMS é de, pelo menos, 30%.

 

No cruzamento entre a avenida Joaquim Pompeu de Toledo com a rua Duque de Caxias, colaboradores da GS Inima Samar, empresa concessionária do serviço de água e esgoto de Araçatuba, fizeram a distribuição de sementes de ipê, árvore tradicional no município. A distribuição de sementes também ocorreu na sede da empresa, na avenida Baguaçu.

 

A ação foi realizada em parceria com a ONG Clube da Árvore. Pessoas que passavam pelo cruzamento e se interessavam em plantar, recebiam as sementes e algumas dicas e orientações sobre o plantio. O mesmo ocorreu com as pessoas que foram buscar as sementes na sede da empresa.

O trabalho foi realizado no período da manhã, no horário entre às 8h30 e às 11h.

 

“Queremos que a população seja protagonista neste Dia da Árvore e contribua para um futuro mais sustentável. Se cada um conseguir plantar e cuidar de apenas uma semente, teremos centenas de novas árvores espalhadas pela cidade. O ganho será muito grande para todos”, comentou o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira.

 

Em alusão à data, a concessionária mandou confeccionar uma fantasia de árvore para chamar a atenção da população. Crianças e adultos que faziam caminhada na Pompeu de Toledo ficaram encantados com o personagem.

 

Foram distribuídas 1.000 sementes de ipês durante a ação, que segundo a empresa, são árvores de fácil cultivo. 

 

Plantio de mudas

 

Outra ação, esta de plantio de mudas de árvores ocorreu no bairro Claudionor Cinti, perto de uma das nascentes do córrego Machadinho, o mesmo que passa pela avenida Joaquim Pompeu de Toledo. A região, por cerca de 30 anos, foi utilizada para o descarte irregular de resíduos sólidos.

 

O plantio foi realizado por alunos do sétimo ao nono ano de uma escola particular de Araçatuba. 

 

Polícia Ambiental

 

Foram realizadas também ações de educação florestal para crianças e adultos nos municípios de Birigui e Guararapes. Membros do 2o Batalhão da 1a Cia. de Polícia Ambiental, em comemoração ao dia da árvore e também ao dia do policial militar ambiental, fizeram uma solenidade no Parque do Povo, em Birigui, difundindo ensinamentos sobre a conservação das florestas e estímulo da prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos. 

 

A solenidade contou com a presença de autoridades de Birigui, como também crianças da Casa Abrigo, que realizaram o plantio simbólico de duas mudas nativas, houve também a distribuição de mudas de árvores nativas no semáforo.

 

Já em Guararapes, policiais ambientais em parceria com uma usina, realizaram a doação de 650 mudas de árvores de diversas espécies nativas e exóticas. 

 

Foi feito o plantio de 22 mudas de árvores nativas em um terreno no Jardim Universo, que contou com a participação de crianças de dois a cinco anos de idade. 

 

 

 

PLANTIO – Mudas foram plantadas por crianças com auxílio de policiais ambientais em Birigui
POLÍCIA AMBIENTAL

Veja também

Pipas causam mais de 160 interrupções de energia na região de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Um levantamento da CPFL Energia, em todas as cidades atendidas pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *