SEMENTES - Fantasia de árvore chamou atenção na distribuição de sementes na Pompeu de Toledo DIVULGAÇÃO GS INIMA SAMAR

Ações na região de Araçatuba marcam o dia da árvore

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em comemoração ao dia da árvore, que foi nesta terça-feira (21), diversas foram as ações em Araçatuba para buscar diminuição do déficit arbóreo do município. Atualmente, Araçatuba conta com 18% de área verde, segundo o engenheiro florestal Lucas Proto, enquanto o mínimo recomendável pela OMS é de, pelo menos, 30%.

 

No cruzamento entre a avenida Joaquim Pompeu de Toledo com a rua Duque de Caxias, colaboradores da GS Inima Samar, empresa concessionária do serviço de água e esgoto de Araçatuba, fizeram a distribuição de sementes de ipê, árvore tradicional no município. A distribuição de sementes também ocorreu na sede da empresa, na avenida Baguaçu.

 

A ação foi realizada em parceria com a ONG Clube da Árvore. Pessoas que passavam pelo cruzamento e se interessavam em plantar, recebiam as sementes e algumas dicas e orientações sobre o plantio. O mesmo ocorreu com as pessoas que foram buscar as sementes na sede da empresa.

O trabalho foi realizado no período da manhã, no horário entre às 8h30 e às 11h.

 

“Queremos que a população seja protagonista neste Dia da Árvore e contribua para um futuro mais sustentável. Se cada um conseguir plantar e cuidar de apenas uma semente, teremos centenas de novas árvores espalhadas pela cidade. O ganho será muito grande para todos”, comentou o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira.

 

Em alusão à data, a concessionária mandou confeccionar uma fantasia de árvore para chamar a atenção da população. Crianças e adultos que faziam caminhada na Pompeu de Toledo ficaram encantados com o personagem.

 

Foram distribuídas 1.000 sementes de ipês durante a ação, que segundo a empresa, são árvores de fácil cultivo. 

 

Plantio de mudas

 

Outra ação, esta de plantio de mudas de árvores ocorreu no bairro Claudionor Cinti, perto de uma das nascentes do córrego Machadinho, o mesmo que passa pela avenida Joaquim Pompeu de Toledo. A região, por cerca de 30 anos, foi utilizada para o descarte irregular de resíduos sólidos.

 

O plantio foi realizado por alunos do sétimo ao nono ano de uma escola particular de Araçatuba. 

 

Polícia Ambiental

 

Foram realizadas também ações de educação florestal para crianças e adultos nos municípios de Birigui e Guararapes. Membros do 2o Batalhão da 1a Cia. de Polícia Ambiental, em comemoração ao dia da árvore e também ao dia do policial militar ambiental, fizeram uma solenidade no Parque do Povo, em Birigui, difundindo ensinamentos sobre a conservação das florestas e estímulo da prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos. 

 

A solenidade contou com a presença de autoridades de Birigui, como também crianças da Casa Abrigo, que realizaram o plantio simbólico de duas mudas nativas, houve também a distribuição de mudas de árvores nativas no semáforo.

 

Já em Guararapes, policiais ambientais em parceria com uma usina, realizaram a doação de 650 mudas de árvores de diversas espécies nativas e exóticas. 

 

Foi feito o plantio de 22 mudas de árvores nativas em um terreno no Jardim Universo, que contou com a participação de crianças de dois a cinco anos de idade. 

 

 

 

PLANTIO – Mudas foram plantadas por crianças com auxílio de policiais ambientais em Birigui
POLÍCIA AMBIENTAL

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *