FACILITAR - Cadastro positivo veio para facilitar a vida de quem pagar as contas em dia

ACIA disponibiliza ferramenta para empresas fazerem o cadastro positivo de clientes

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Desde o início do ano está em vigor o cadastro positivo. Na edição do último domingo (22), o jornal O LIBERAL REGIONAL publicou reportagem explicando sobre a ferramenta que ressalta o histórico de bom pagador do consumir de forma inversa ao que acontece com devedores, que ficam com seu nome no SPC ou Serasa. O cadastro positivo é operado por estes mesmos órgãos e pode ser utilizado pelo consumidor para negociar compras a prazo e taxas mais baixas de juros.

Na última semana, a Associação Comercial de Araçatuba disponibilizou uma ferramenta para lojistas e comerciantes da cidade para a realização do cadastro positivo de seus clientes. Em parceria com SPC e sua agência em Araçatuba, a ferramenta vai permitir ao empresário o cadastro de seus clientes com histórico de bons pagadores em compras a prazo.

De acordo com Beatriz Plenamente, do SPC em Araçatuba, os empresários interessados devem procurar a Associação Comercial para o cadastro. “O que a Associação disponibilizou é a ferramenta, mas o cadastro positivo já é uma realidade e todo mundo precisa fazer. Como há muito tempo já tem o negativo, aqueles que são bons pagadores passarão a ser valorizados a partir de agora”, explicou Beatriz.

Outras informações aos empresários podem ser obtidas no telefone da ACIA, a Associação Comercial de Araçatuba, no (18) 3623-6003, ou na própria sede da Associação, na rua Torres Homem, 18.

O que é?

Esta nova ferramenta do cadastro positivo cumpre uma exigência da Lei 12.414/2011, alterada pela lei complementar 166/2019, que entrou em vigor em 2020 através de decreto federal.

De acordo com Gabriel Andrioti, gerente da Via Certa Financiadora, de Araçatuba, este tipo de cadastro é importante para que a pessoa possa fazer valer o seu bom histórico em órgãos que, geralmente, apenas negativam seus nomes.

“O cadastro positivo veio para ajudar o consumidor, crediarista, tomador de crédito, a pessoa que quer financiar um veículo, uma casa, quer tomar um crédito de qualquer forma, seja produto ou serviço. Ele vem pra registrar os seus pagamentos em dia, ele vem pra te auxiliar também em uma análise mais justa na hora que você pedir o crédito, porque a capacidade de pagamento também vai ser considerada”, explicou Andrioti.

O cadastro positivo está disponível na internet, nos sites da Serasa Experian e SPC, e pode auxiliar o consumidor na tentativa de aumentar o crédito e diminuir as parcelas em compras de final de ano, como lembra Andrioti.

“Você tem mais chance de conseguir crédito com isso, além de juros menores. Você consegue negociar suas taxas de juros, porque você é um bom pagador. Sendo um bom pagador, você vai tomar um crédito ou financiamento, você tem chances de negociar aquela parcela, negociar a taxa do seu contrato, o prazo vai caber dentro do teu orçamento, então ele vem pra te auxiliar, principalmente em redução das taxas de juros”, explicou o gerente da Via Certa em Araçatuba.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Para buscar forças e continuar a jornada, funcionários da Santa Casa ‘abraçam’ o hospital

Compartilhe esta notícia!ANTONIO CRISPIM  ARAÇATUBA “Quando as coisas fogem do controle do homem. E muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *