EM FALTA - Estoques de sangue do hemocentro estão baixos -DIEGO FERNANDES

Mais de 20 pessoas participam de “carreata solidária” para doação de sangue em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – MURUTINGA DO SUL

A “carreata solidária” organizada pelo prefeito eleito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares (Podemos), levou, ao todo, 21 pessoas do município para Araçatuba na manhã deste sábado (28) para doação sanguínea no Hemocentro, em Araçatuba.

O grupo liderado por Cristiano fretou um ônibus e saiu por volta de 7h de Murutinga do Sul, chegando a Araçatuba por volta das 8h30 para a doação. Após isso, todos fizeram o cadastro e passaram pela triagem realizada no local antes da coleta, em processo que durou pouco mais de duas horas até que todos doassem.

Para o prefeito eleito Cristiano Eleutério, foi uma forma diferente de comemorar o resultado da eleição, ajudando quem precisa e ajuda a aumentar o estoque do hemocentro.

“Ao invés de fazer a carreata na cidade, com fogos de artifício, com carro buzinando, som, nós viemos para Araçatuba e vamos doar sangue. Devido a pandemia viemos com responsabilidade, por isso vieram 21 pessoas”, afirmou Cristiano.

Entre os doadores estavam apoiadores da campanha e voluntários do município que aproveitaram a carreata e compareceram ao Hemocentro de Araçatuba.

“Essas 21 pessoas de hoje são apoiadores e voluntários, pessoas que descobriram que viríamos pra cá, se prontificaram, então mesclamos apoiadores e pessoas da sociedade de Murutinga. Dividimos o valor do ônibus, o dinheiro nós íamos gastar na carreata com som, com gasolina rodando, mas usamos para vir pra cá”, disse Cristiano.

O novo chefe do executivo de Murutinga do Sul, eleito no último dia 15 de novembro, promete voltar sempre com este mesmo grupo para fazer doação de sangue.

“Este é o começo de uma série de vezes que vamos voltar. Nós temos que respeitar as normas do hemocentro, a cada três meses nós vamos estar aqui, a equipe de apoio da família Podemos 19, que é hoje é o partido Murutinga do Sul, vamos estar presente pra doar sangue, se Deus quiser”, afirmou o prefeito eleito.

Importante

Para a agente de captação de doadores de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, Aline Durante, a ação é de vital importância para ajudar no aumento de estoque do hemocentro. Devido à pandemia, o local, que fornece sangue para hospitais dos 42 municípios da DRS II, a Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba, está com o estoque baixo e precisa que mais grupos de doação como este sejam formados para atender a demanda.

“É importante que as pessoas se conscientizem da importância que é a doação de sangue e essa ação é importante porque é de um grupo e que ela permaneça, que esse grupo fidelize e retorne outras vezes também, porque é um dos municípios que atendemos, que faz parte da nossa DRS, e se todos os municípios, que são 42, promoverem uma ação dessa, a gente não teria tanta falta de sangue”, afirmou a agente de captação.

Segundo Aline, as tipagens de sangue mais utilizadas pelo hemocentro são A e O, e são essas que geralmente ficam em falta no estoque de bolsas, porém a captadora pede para que todos que estão aptos realizem doações periódicas como uma forma de ajudar o próximo.

“É importante que sempre façam a doação regular, para que não tenha falta, pra gente poder assegurar a vida dos nossos pacientes”, disse Aline.

a: DOAÇÃO – Prefeito eleito Cristiano Eleutério (Podemos) doa sangue ao lado de apoiadores
GRUPO – Os 21 doadores de Murutinga do Sul prometem doar sangue a cada 3 meses – DIEGO FERNANDES

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Tribunal aponta sucessão de falhas em construção de escola milionária

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *