Home Cidades Andradina Usinas da região mantêm vazão para gerenciar reservatórios e mostram fim da crise hídrica

Usinas da região mantêm vazão para gerenciar reservatórios e mostram fim da crise hídrica

3 tempo de leitura
0
0
105

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A crise hídrica que causou apreensão em todo o país, com racionamento de água em várias cidades, suspensão da operação da Hidrovia Tietê-Paraná durante vários meses e risco de apagão elétrico, foi superada. As três usinas da região – Ilha Solteira e Jupiá (Rio Paraná) e Três Irmãos (Rio Tietê), depois de muitos meses sem abrir os vertedouros, está liberando água sem gerar energia. A operação é necessária para abrir espaço nos reservatórios, já que o período chuvoso deve se estender até abril. Os reservatórios precisam estar em condições de receber esse volume de água. Além de armazenar água para gerar energia, s reservatórios têm o objetivo de controlar a vazão dos rios, evitando enchentes, como ocorria no passado.

Nas crises hídricas de 2001, 2014/2015 e 2021/2022, os reservatórios chegaram a ficar com volume útil de 0% e nível bem abaixo do normal. Com isso, a geração de energia foi comprometida, assim como a navegação e outras atividades que dependiam da água dos rios Paraná e Tietê. Devido à mais recente crise hídrica, há muitos meses os reservatórios não estavam vertendo água. Na semana passada a operação começou a ser realizada em Jupiá (Rio Paraná). No domingo (15), Ilha Solteira abriu as suas comportas. O mesmo aconteceu em Três Irmãos (Rio Tietê). Até mesmo a Usina de Itaipu (em Foz do Iguaçu), a maior do Brasil, abriu as suas comportas.

A abertura dos vertedouros é eleva o nível do rio a jusante da usina. Além disso, é muito observado por moradores de cidades próximas (como Ilha Solteira e Três Lagoas). Quando muitos vertedouros estão abertos, forma-se uma coluna de elevada altura de água, chegando a ser perigoso para pequenas embarcações que estiverem nas proximidades. Por isso, precedendo a operação, sempre há intenso trabalho de orientação dos ribeirinhos.

 

 

 

 

 

 

Load More Related Articles
  • Antropocentrismo versus Teocentrismo

    Adelmo Pinho O homem é o fim ou destinatário de tudo? O antropocentrismo é uma concepção f…
  • Gaza e o massacre de crianças

    ADELMO PINHO Quase 14 mil crianças morreram em Gaza desde o início da guerra do Hamas com …
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Andradina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Antropocentrismo versus Teocentrismo

Adelmo Pinho O homem é o fim ou destinatário de tudo? O antropocentrismo é uma concepção f…