DA REDAÇÃO – ANDRADINA
A Prefeitura de Andradina segue com a programação da Semana do Meio Ambiente, preparada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Na quarta-feira (8) nasceu um grande projeto paisagístico e ecológico com a criação de uma reserva dedicada ao ipê, árvore que é símbolo do Brasil, na sua variação amarela. O projeto encabeçado pela secretária Leila Rodrigues vai criar um parque florestal com mil árvores de ipês de todas as cores.
“A ação vai usar a mão das crianças para a criação de mudas de ipê que mais tarde serão replantadas em uma área pública localizada em uma região de grande altitude para que possa ser vista e visitada”, explicou Leila.
Crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino estiveram na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para o plantio que ficará no viveiro municipal até atingir porte para o replantio. Estão sendo cultivados ipês amarelo, roxo, brancos e rosa.
“A ideia de colorir o espaço com as árvores criando um espaço único no Brasil”, disse Leila.
A data escolhida para o plantio da área foi o Dia da Árvore, que é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural.
PROGRAMA PLANTAR ÁGUA
Com o objetivo de estimular o plantio de milhares de árvores em áreas degradadas e próximas a mananciais da zona rural de Andradina, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente começou na terça-feira (7) a Campanha “Vamos Plantar Água”.
Segundo a secretária Leila Rodrigues, a campanha consiste na doação de mudas que serão plantadas e cuidadas pelos proprietários para a recomposição de áreas verdes, principalmente próximos de nascentes e cursos d’água. O trabalho será orientado por técnicos da secretaria.
“O grande propósito é o de tornar a cidade mais arborizada e levar a proteção aos recursos hídricos”, disse Leila.
Indispensáveis para o meio ambiente e bem-estar da população, as árvores auxiliam na purificação e umidade do ar, absorvendo CO2 e gases tóxicos, ao mesmo tempo em que liberam oxigênio para a atmosfera. Em áreas próximas a mananciais são essenciais para o equilíbrio e absorção de água, protegendo importantes nascentes e cursos d’água.
Para aderir a campanha o interessado deve procurar a secretaria para programar o plantio.
Ao mesmo tempo, a secretaria está lançando uma campanha de doação de sementes. Pessoas que possuem variedades de sementes incomuns ou raras podem doar essas sementes ao viveiro mantido pela secretaria. O grupo de profissionais do viveiro farão a germinação e produção de mudas que mais tarde servirão para doações.