22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Saúde convoca mulheres de 25 a 64 anos para exame gratuito de Papanicolau

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

A baixa procura das mulheres pelo exame gratuito de Papanicolau tem preocupado a Secretaria de Saúde de Andradina. Segundo a Coordenadora de Atenção Básica Carla Back apenas 14% do público alvo tem comparecido às Unidades Básicas de Saúde em busca do exame, que é realizado gratuitamente graças a uma parceria com o Hospital do Amor de Barretos. Em Andradina existem 15.468 mulheres aptas a fazer o exame.

Medidas para promoção de saúde e prevenção de doenças, entre elas, o rastreamento de câncer não têm sido feitas como esperado, desde o isolamento social pela Pandemia do Coronavírus e a várias outras questões. Os exames preventivos citopatológicos, popularmente conhecidos como Papanicolau, promovem um diagnóstico precoce e determina o início de tratamento de câncer de colo de útero e de ovário.

“Temos acompanhado em relatos que muitos dos casos diagnosticados,  as pacientes nunca imaginaram estar com o câncer, pois não sentiam nada ou seja, não apresentava nenhum sintoma ou mesmo não sabiam que uma “simples” contaminação com o vírus HPV poderia causar algo tão sério”, disse Carla Back.

A coordenadora salienta que chama a atenção nos tempos atuais, a baixa idade dos casos diagnosticados. “Queremos que as mulheres possam ter o conhecimento e necessidade da realização dos exames preventivos. O câncer de colo uterino em sua grande maioria será um câncer silencioso, agindo ao longo dos anos sem ninguém perceber”, destaca.

.

O exame é realizado ao coletar as células do colo de útero e pode ser realizado pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde. A coleta começa com a introdução do chamado especulo para visualização do colo de útero, em seguida o profissional de saúde promove a descamação suave da superfície do colo de útero com uma escova. As células colhidas são colocadas em um recipiente e enviado ao laboratório para análise. “Se houver qualquer alteração Hospital do Amor garante o seguimento de altíssima qualidade com exames complementares como colposcopia, biópsia, consultas com oncologistas. Se for o caso de cirurgias, quimioterapia, radioterapia, todos os exames pré-operatórios são realizados pelo Hospital, tudo com a mais moderna tecnologia, qualidade e respeito a nossas mulheres”, explicou Carla Back.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão preparadas para a coleta do exame. As interessadas podem procurar pela unidade básica mais próxima de sua casa, ou a unidade básica de preferência, e agendar o exame com o ginecologista ou com a enfermeira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o exame é rápido e é indicado para todas as mulheres que já iniciaram vida sexual, entre 25 a 64 anos. A única restrição é para mulheres que estejam menstruadas no dia do exame.

 

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO

UBS ADILSON DANTAS – R. Jean Bernard n° 643, Jd Europa

UBS MINEIRA – Rua Iguaçú, n° 1195.

UBS BENFICA – R. Monsenhor Vitor Assuite, n° 2004. 

CENTRO DE SAÚDE – R. Paes Leme, n° 145

 UBS Leste – R. Presidente Dutra, n° 387, Jd Santa Cecília.

18

 

Ultimas Noticias