HOSPITAL - Fernando Santana foi internado na Santa Casa de Andradina na quarta-feira

Prefeito decreta toque de recolher, fecha o comércio e isola a cidade

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O prefeito de Nova Independência, Fernando Macchi Santana, que testou positivo para covid-19, seguindo recomendações da área técnica e com base na legislação, baixou decreto na sexta-feira (19), adotando medidas mais rígidas de combate ao coronavírus. Entre as medidas destacam-se o toque de recolher a partir das 22 horas e o fechamento do comércio não essencial, além da suspensão das atividades presenciais no serviço público. As medidas visam conter o avanço da doença e proteger as pessoas.

“Fica suspenso, no período de 19 de fevereiro até o prazo de 5 de março de 2021, o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais em funcionamento no município de Nova Independência, podendo ser prorrogado até o dia 19 de março de 2021”, diz o artigo terceiro, enfatizando que “Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechados os acessos do público ao seu interior”. As atividades internas dos estabelecimentos comerciais, bem como a realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone e outros instrumentos similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery) estão permitidos.

Com limitações de quantidade de pessoas, controle de acesso e medidas preventivas, podem funcionar mercados, supermercados, açougues, padarias, lojas de alimentos para animais e agropastoris.

O decreto suspende o funcionamento de clubes, pratica de esportes, jogos e competições, feira livre, casas de festa e evento, atividades realizadas em igrejas, sociedades e centros religiosos (missas, cultos, confissões, reuniões, festas de qualquer natureza (baladas, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações, visitação a pesqueiros, cursos presenciais, salões de beleza, cabeleireiros, clínicas de estética (ressalvado o atendimento individualizado com agendamento prévio), bares e congêneres.

De acordo com o decreto em restaurantes e lanchonetes está proibido o consumo no local. Já os food trucks, o atendimento poderá ser no balcão, mas sem mesas e com limitação de pessoas.

 

CIRCULAÇÃO DE PESSOAS

O artigo 7º estabelece outra medida drástica: Fica determinado o fechamento do terminal rodoviário da 00h00 do dia 19 de fevereiro de 2021 até o prazo de 5 de março de 2021, podendo ser prorrogado até o dia 21 de março de 2021″. “Os ônibus e demais veículos de passageiros fretados para turismo ou compras, incluídos os que trazem familiares de detentos do CDP – Centro de Detenção Provisória de Nova Independência para visitação, não poderão partir ou aportar no território geográfico do município de Nova Independência a partir da publicação desse decreto, ressalvados os casos de munícipes que estejam em trânsito regressando para suas residências nesta cidade na mesma data”, consta do decreto.

Após as 22 horas ninguém poderá circular aleatoriamente pela cidade sem justificativa plausível, limitado a questões de trabalho ou saúde.

O setor hoteleiro está proibido de receber novos hóspedes e as empresas com mais de 50 funcionários deverão promover o escalonamento para reduzir o fluxo de pessoas.

O decreto estabelece que o Procon vai acompanhar a prática de preços, pelo comércio, de produtos de combate ao coronavírus, como álcool em gel e máscara cirúrgica, como também limitar o volume de compra de dois frascos de 500 ml e uma caixa de máscara por consumidor.

Serão adotadas rondas periódicas da fiscalização com apoio da Polícia Militar para exigir o cumprimento das medidas.

 

CASOS

O boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (data do decreto) registrou 164 casos positivos de covid-19 dos quais 153 já estão recuperados. Foram confirmados dois óbitos até o momento.

 

PREFEITO

O prefeito Fernando Macchi Santana foi diagnosticado com covid-19, mas não precisou ser internado. A reportagem apurou que ele está bem, em repouso na residência. O retorno ao trabalho está previsto para esta segunda-feira (22). O prefeito que acompanhar de perto as medidas de combate à covid.

ISOLADO – Decreto proíbe novos hóspedes nos hotéis e fecha terminal rodoviário
RICARDO PEIXOTO

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Concessionária instala novo totem de autoatendimento

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ANDRADINA A partir desta semana, a Águas Andradina traz mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *