FLORES - Josefa Citro recebe flores, ao lado do filho, com músiva de Fordinho Sax e Isabela, no programa Auto Estima. Na foto, Alexandra Rocha e Carol Steves.

Josefa Citro: tributo a uma autêntica andradinense

ANTONIO CRISPIM – ANDRADINA

 

Neste domingo (11), Andradina está completando 84 anos de fundação. No dia 11 de julho de 1950, uma terça-feira, quando a cidade, vivia o clima de desenvolvimento, recebendo gente de “outras plagas”, com disse a poetisa Cora Coralina no “Cântico de Andradina”, o casal Osvaldo Carreira e Aniderce Sanches Carreira (ambos falecidos) comemorava o nascimento da filha Maria Josefa Carreira (homenagem à mãe de Osvaldo, dona Josepha de Jesus Carreira, nome da escola do Benfica). Hoje, Maria Josefa Carreira Citro pode volver o olhar para o passado e orgulhar-se de sua trajetória como cidadã e como empresária. Hoje, Josefa Citro é referência regional pelo trabalho desenvolvido ao longo de décadas na empresa Citroplast. No dia do seu aniversário, os filhos Alexandre, Fábio e Ricardo, as noras Ellen, Livia e Marcela e os seis netos Fernanda, Gabriel, Lara, Mariana, Paola e Rafael irmanam-se às muitas homenagens à matriarca da família.

Na sexta-feira (9), o Programa Auto Estima, do SRCTV, apresentado por Carol Steves, se antecipou às muitas homenagens a Josefa Citro, que foi recebida em clima de festa comemorativa do aniversário. A recepção teve a participação de Alexandra Rocha, diretora do SRCTV e envolveu toda a equipe.

Para deixar o clima mais festivo e fazer a felicidade da aniversariante, Andraflora ofereceu um ramalhete de flores. Festa de aniversário não pode faltar bolo. O presente foi de Rafaela Bini (Chocolate World). E o clima de emoção e felicidade envolvendo teve a sonoridade de Fordinho Sax e sua filha Isabela. O filho Alexandre representou a família na homenagem a Josefa Citro, uma autêntica pioneira, que merece toda reverência pelo que significa não apenas para Andradina, como para toda a região e, principalmente, para centenas de famílias envolvidas na produção da Citroplast em São Paulo e até outros estados. Josefa Citro não apenas cresceu com Andradina. Por meio do seu trabalho e de sua família, fez a cidade crescer.

TRAJETÓRIA

Desde a infância Josefa se mostrou uma líder. Estudou nas escolas Francisco Teodoro de Andrade e Instituto Estadual de Educação de Andradina (IEEA), hoje JBC (João Brembatti Calvoso). Sempre foi muito querida por todos e teve papel importante na criação de seus irmãos.

Em 1967 casou-se com o jovem sonhador e empreendedor Marcos Citro (in memorian). Josefa e Marcos alimentaram os sonhos juntos. A primeira atividade profissional foi a venda de livros que eram comercializados de porta em porta nas cidades de Corumbá, Cuiabá, Aquidauana, Miranda, Bela Vista, todas no Estado de Mato Grosso. Dois anos depois, em 1969, Josefa e Marcos retornaram para Andradina e instalaram uma livraria na Rua Paes Leme.

Ela lembra que esteve período foi muito difícil para o casal, pois, seus negócios não proporcionavam retorno financeiro esperado, mesmo com muito trabalho. Em 1971, Josefa e Marcos mudaram para cidade de Campo Grande (hoje capital de Mato Grosso do Sul), onde iniciaram um novo projeto. Constituíram uma Loja atacadista de venda de sacos plásticos e papel para embalagem. Mesmo fora, Josefa e Marcos sonhavam em retornar para Andradina.

Em 1975, já em Andradina, constituíram a Citroplast (Rua Jesus Trujillo com a José Augusto de Carvalho), tendo como meta se consolidar no mercado de embalagens e atender diferentes segmentos do mercado. O sucesso foi total. Já no início dos anos 1980 foi inaugurada a Citroplast no Parque Industrial e anos depois, implantaram o parque fabril próximo ao Ribeirão Moinho. O casal Josefa e Marco Citro deu exemplo de dedicação ao trabalho aos filhos, que os acompanhava na jornada. Máquinas foram importadas e passaram a fabricar papel a partir de recicláveis. O meio ambiente agradece. Com quase meio século de história e muito sucesso. A participação dos filhos de Josefa e Marcos (Alexandre, Fábio e Ricardo) foi essencial para o sucesso empresarial.

AÇÃO SOCIAL

Josefa sempre gostou de filantropia, tendo este dom despertado por seu pai na infância. Participou de diversas entidades assistenciais, atuando ativamente na gestão e na operação das atividades assistenciais, como Creche Santa Rita de Cassia, Vila da Fraternidade Irmã Veneranda e APAE. Um momento muito importante na vida social de Josefa foi no ano de 2001 quando assumiu a Coordenação da Promoção Social da Prefeitura Municipal de Andradina, quando o marido Marcos Citro foi prefeito municipal.

O trabalho de Josefa é destacado por todos que a conhecem. Em 25 de março de 2019, Josefa recebeu uma homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher pela Câmara Municipal de Andradina.

 

Marcos Citro, o companheiro de sonhos e jornadas

 

PRESENÇA – Ricardo Citro, presença em todos os momentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Atamor fará visitas a hospitais de todo o Brasil a partir de 2022; fundador pede doação de novelos de lã

Diego Fernandes – Araçatuba O grupo Atamor, de Araçatuba, que realiza ações no setor oncológico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *