GELO - Vegetação no Assentamento Cafeeira amanheceu coberta de gelo DONNEGA IMAGENS

Geada volta a atingir cidades da região

ANTONIO CRISPIM – ARAÇATUBA

Na região noroeste de São Paulo, raramente faz frio por vários dias. Porém, nesta semana tudo mudou. Como já era previsto, fez muito frio segunda-feira (28), terça-feira (29), quarta-feira (30) e quinta-feira (1º). Outro fato raro, é gear dois dias consecutivos. O fenômeno foi registrado na madrugada de quarta-feira em várias cidades da região e, com menos intensidade, na madrugada dessa quinta-feira. Os produtores rurais já estão contabilizando os prejuízos.

O brigadista de Castilho, Messias Donega, esteve no início da manhã no Assentamento Cafeeira, onde há dezenas de famílias assentadas e com produção diversificada. Ele registrou a vegetação coberta de gelo e as bananeiras queimadas pelas baixas temperaturas. Donega percorreu várias propriedades e registrou os problemas causados pela geada.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, houve registro de geada também na região do Bairro Timboré, em Andradina e várias outras cidades da região.

 

RISCO DE INCÊNDIO

A longa estiagem e a ocorrência de geada, a vegetação fica seca e com isso aumenta o risco de ocorrência de incêndios. No ano passado a região de Castilho registrou muitos focos e teve fogo que durou uma semana, sendo necessário até uso de avião para combater. Nesta quinta-feira já surgiram alguns focos de fogo na região. O problema pode ser agrar se a população não colaborar, evitando atos que possam desencadear incêndios de grandes proporções.

Segundo Messias Donega, o foco de incêndio foi no Assentamento Fazenda Rio Paraná e foi combatido antes de atingir uma área de preservação permanente.

 

Veja também

Construtora utiliza reciclador de entulho em obras e entrega edifícios com captação de água da chuva

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A sustentabilidade e a convivência entre o desenvolvimento e o meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *