CONSCIENTIZAR - Trabalho visa conscientizar quanto à importância da prevenção

Encerramento do Outubro Rosa em Andradina teve workshop

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

A campanha Outubro Rosa foi encerrada em Andradina com um evento em parceria com as Faculdades Integradas Rui Barbosa/Universidade Brasil com Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, o 1° Workshop Sobre Conscientização do Câncer de Mama, foi destinado a conscientizar homens e mulheres sobre os riscos do câncer de mama.
O evento envolveu alunos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Odontologia. “O objetivo era chamar a atenção para a Saúde da Mulher através de uma Feira de Saúde com várias ações educativas”, explicou Carla.
Foram realizadas várias ações de prevenção, coleta de exames, orientações, empoderamento feminino e outros durante todo o mês de outubro, realizados em várias UBS da cidade, zona rural e Bairro São João.
Os temas abordados eram o exame preventivo, auto-exame das mamas, doenças sexualmente transmissíveis, câncer bucal e escovação dentária, projeto retrato de mãe, violência doméstica e feminicídio.
O workshop teve ainda uma participante especial, Rose Silva que deu o seu relato de caso de câncer de mama. Os participantes também concorreram ao sorteio de vários brindes com apoio do comércio local e pequenos empresários do ramo da beleza.

Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos. A campanha é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. O Outubro Rosa também busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O Brasil participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *