ANTECIPADA - Alguns moradores anteciparam a visita a um cemitério de Araçatuba, nesta segunda-feira

Milhares de pessoas devem visitar cemitérios na região nesta terça-feira

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA  REGIÃO

No final da tarde desta segunda-feira (1), a movimentação nos cemitérios de Araçatuba já era intensa. Os locais estavam sendo preparados para a visita do público nesta terça (2), feriado do dia de finados.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve em um dos locais que serão alvo da visitação do público hoje, o cemitério da Saudade, em Araçatuba. O local já tinha grande movimentação de ambulantes e de visitantes, com diversos carros estacionados do lado de fora.

Os ambulantes já vendiam suas flores no local e alguns moradores já aproveitaram para visitar os túmulos um dia antes. A preparação foi feita ao longo de todo dia, já que a expectativa do município é que, por causa do fim das restrições da pandemia, o público seja maior este ano, com cerca de 30 mil visitantes entre o cemitério da Saudades e o Rosele.

O horário das visitas será das 7h às 18h. As ruas em frente aos dois cemitérios estarão interditadas e a Guarda Civil vai orientar o trânsito nestes locais.

A preparação também ocorreu nos locais particulares, como o Jardim da Luz e o Memorial Laluce, que esperam milhares de pessoas nesta terça-feira (2).

No Memorial Laluce, a expectativa, de acordo com a direção, é de que até 1.000 pessoas compareçam no local. Será oferecido café da manhã aos visitantes, que poderão ir ao local entre 7h e 19h.

No Jardim da Luz, o funcionamento segue sendo de 24 horas e não há previsão oficial de quantas pessoas devem comparecer ao local. Haverá missa no local a partir das 8h30.

Penápolis

Os cemitérios municipais de Penápolis estarão abertos à visitação pública das 6h às 18h nesta terça-feira, 2 de novembro, feriado nacional de Finados.
São esperadas mais de 30 mil pessoas ao longo do dia para homenagear os entes queridos que já faleceram.
A Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis, que é a responsável pela gestão administrativa e operacional dos cemitérios da cidade, organizou um esquema especial de funcionamento nesta data, visando atender bem todos os visitantes.
Na Necrópole Municipal de Santa Cruz, conhecida como “cemitério antigo”, haverá dois portões disponíveis para entrada e saída. Um deles é o portão principal, de frente para a avenida Eduardo de Castilho, e o outro na lateral, pela rua Tiradentes.
Já o Cemitério Jardim da Paz, localizado na avenida José Pinto de Almeida, no bairro Jardim Pevi II, terá um único portão de entrada e saída, junto à fachada.
O transporte coletivo municipal em Penápolis funcionará no feriado de Finados com três linhas, saindo a cada 90 minutos do Terminal Urbano, nos seguintes horários: 07h35, 08h20, 09h05, 09h50, 10h35; 11h20; 13h35, 14h20, 15h05, 15h50, 16h35 e 17h20.

Três Lagoas

Em Três Lagoas, para facilitar a vida dos visitantes, a prefeitura criou um mapeamento do cemitério municipal Campo Santo de Santo Antônio. O mapa está disponível na versão impressa e em formato digital interativo. A versão impressa, será entregue no acesso ao Cemitério e afixado nas entradas do Cemitério Municipal em forma de placa.

A versão digital vai permitir que o usuário possa saber a localização exata de pontos administrativos, bem como a história dos locais, inclusive, de sepultura de personalidades do município.

Para ter acesso a versão interativa do mapa, basta retirar uma versão impressa no acesso do Cemitério ou ir até uma das placas e apontar o celular com o aplicativo de câmera aberto para o QR Code indicado na parte superior direita.
Feito isso, aparecerá uma notificação indicando um link, e ao clicar, a pessoa é levada para a versão digital do mapa.

A prefeitura não divulgou uma estimativa de público nos cemitérios para este dia 2 de novembro. (Com informações das prefeituras de Penápolis e Três Lagoas)

Andradina e Birigui

O cemitério São Sebastião, em Andradina, e o da Saudades, Consolação e Fênix, em Birigui, também estarão abertos à visitação durante todo o dia. As prefeituras dos municípios não divulgaram estimativa de visitantes.

 

Veja também

Em quase 9 décadas, empresa funerária passa de geração para geração na cidade

Diego Fernandes – ARAÇATUBA Considerado um dos empreendimentos comerciais mais antigos de Araçatuba, a Cardassi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *