20.3 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Cúria Diocesana de Araçatuba é reinaugurada com solenidade após reforma

A Diocese de Araçatuba reinaugurou o prédio da Cúria Diocesana na manhã desta segunda-feira (01). Com a presença do Bispo Dom Sérgio Krzywy, o local foi novamente colocado em funcionamento após mais de um ano de reformas.
Diversas autoridades municipais dos poderes executivo, legislativo e judiciário estiveram presentes na reinauguração, além de toda a diretoria da Diocese de Araçatuba, que comanda paróquias de 19 cidades da região.
Houve uma cerimônia de aproximadamente uma hora que foi realizada na rua Chiquita Fernandes, em frente à entrada do prédio da Cúria Diocesana, que contou com comando do chanceler da Diocese, padre Orivaldo Pereira, e com discursos do vigário geral padre Charles Borg, além do bispo Dom Sérgio. Quase cem pessoas estiveram presentes.
Aproveitando o quarteirão bloqueado da rua Chiquita Fernandes, entre as ruas Bernardino de Campos e Ghandi, foram colocadas cadeiras e um toldo para que convidados e a imprensa acompanhassem a cerimônia, que contou com a oração e a benção do bispo.
Em entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL, o bispo Dom Sérgio revelou que a obra custou cerca de R$ 800 mil. O local é a sede de governo da Diocese de Araçatuba.
“A Cúria Diocesana é o lugar de onde o bispo governa a Diocese, então todos os trâmites jurídicos, canônicos, eles são realizados a partir das Cúria Diocesana com a orientação do bispo que presidente a Diocese, a igreja particular. A Cúria tem uma função de acompanhar a vida de todas as paróquias e integra-las em uma administração através de toda a orientação oficial da igreja”, afirmou. “A partir de hoje oficialmente a sede da Diocese é aqui e todos os atos administrativos serão a partir daqui”, completou o bispo.
A reforma no prédio começou em maio de 2021 e até então, a Cúria Diocesana funcionou de forma provisória na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no centro de Araçatuba.
O arquiteto responsável pela obra, Emílio Carlos Ruas Rodrigues, contou que o local foi inaugurado em 1994, quando foi inaugurada a Diocese de Araçatuba e nessa revitalização, o prédio passou a ser apenas administrativo, já que a residência fica já há algum tempo no bairro Aviação.
“Originalmente eram 480 metros quadrados, dividido em residência e parte administrativa. Hoje é só a parte administrativa e com uma pequena ampliação foi para 530 metros quadrados. Nós adotamos acessibilidade total ao prédio, com plataformas, uma ventilação bem melhorada necessária neste período pós-covid. Tem vários setores e acrescentamos uma capela que é a nossa joia do prédio”, explicou o arquiteto.

CERIMÔNIA – Bispo Dom Sérgio durante cerimônia de reinauguração da Cúria Diocesana nesta segunda
CAPELA – Prédio administrativo da Diocese ganhou uma capela de orações

Ultimas Noticias