COMPROMISSO - Vice-governador Rodrigo Garcia fala sobre as novas regiões na audiência pública de Andradina GOVERNO DE SÃO PAULO

Criação da Região de Estado da Península dos Grandes Lagos foi debatida em Andradina

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O vice-governador, Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari, estiveram na tarde dessa sexta-feira em Andradina para audiência pública de criação da Região de Estado da Península dos Grandes Lagos. Eles foram recebidos pelo prefeito Mário Celso Lopes. A audiência, com a presença de dezenas de prefeitos e vereadores, foi no Oeste Plaza Shopping.

“Estamos aqui fazendo uma organização de Estado, um planejamento de Estado e uma execução de obras e políticas públicas. Essa organização que propomos hoje com a nova regionalização aponta para o futuro, para que depois dela possamos reorganização a administração de São Paulo para o futuro”, frisou o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia. 

A última discussão sobre a regionalização do estado ocorreu na década de 1980, sob a liderança do Governador Franco Montoro. Desde então, os municípios paulistas tiveram um expressivo desenvolvimento, surgindo o desejo de Prefeitos, Deputados e Sociedade Civil para um novo ordenamento regional. Ainda em 2020, o Governador João Doria atendeu ao pedido e, sob o comando da SDR, começaram os estudos que resultaram, afinal, no atual Projeto de Desenvolvimento Regional. 

“Consultamos os melhores especialistas e demos início aos estudos que levaram à proposta apresentada. O futuro de São Paulo está em cada um dos 645 municípios paulistas de forma local e regionalizada. O Governo estadual continuará apoiando o desenvolvimento de São Paulo”, afirmou o secretário Vinholi. 

A proposta tem como premissas manter tanto quanto possível as divisões existentes, considerando também o nível de integração regional entre os municípios. O projeto foi desenvolvido com base em estudo feito em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). 

 

O estudo propõe a criação da Região de Estado da Península dos Grandes Lagos, composta pelos seguintes municípios: Andradina, Auriflama, Castilho, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Pereira Barreto, São João de Iracema, Sud Menucci e Suzanápolis. Juntos, somam 236.087 habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 6,74 milhões. 

“Esse é o momento de pensar em como queremos ver a região da Península dos Grandes Lagos daqui a 10, 15, ou 20 anos. Esse é o novo municipalismo do Governo do Estado. É investir em cada um dos municípios nas diversas áreas, como transporte, saúde, educação, infraestrutura urbana, mirando onde queremos estar nos próximos anos. O processo de regionalização do Estado é um marco histórico para o desenvolvimento da região”, concluiu o secretário Vinholi. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, tem acompanhado as audiências públicas e falou da importância da criação das novas regiões.

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, que é um entusiasta da iniciativa, como empreendedor disse que a a criação da nova região é um marco divisor na história dos municípios. Ele acredita no crescimento harmônico das cidades.

A solenidade foi realizada na sede do Oeste Plaza Shopping e todas as medidas, protocolos sanitários e de isolamento foram respeitados para contenção da disseminação do coronavírus. Os interessados ainda podem compartilhar suas sugestões até o próximo dia 12 de agosto, por meio do e-mail: audienciapublica@sdr.sp.gov.br. 

 

BENEFÍCIOS – Carlão Pignatari, Rodrigo Garcia, Mário Celso Lopes e Marco Vinho durante anúncio de benefícios
GOVERNO DE SÃO PAULO

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *