DA REDAÇÃO – CASTILHO
Sempre buscando o que há de mais inovador e tecnológico no setor de saneamento, a Águas Castilho iniciou um novo e moderno método de análise da qualidade da água distribuída à população do município intitulado HQ40d.
Esse equipamento quando em contato com a água possibilita que os profissionais da concessionária tenham uma maior precisão para análise dos índices de fluoreto nas amostras realizadas diariamente no sistema de tratamento de água e na rede de distribuição, separando os íons de fluoreto e fazendo essa leitura por meio da condutividade elétrica.
A água com fluoreto é considerada extremamente importante pelos profissionais da odontologia para a manutenção da saúde bucal, principalmente durante a infância, pois se trata de um mineral que ajuda no fortalecimento do esmalte do dente, remineralizando e tornando-o mais resistente às bactérias.
Toda a população de Castilho possui acesso à água com flúor direto da torneira, conforme recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo o diretor operacional da concessionária, Andre Squissato Scanavini, são realizadas todos os meses cerca de 300 análises de fluoreto em Castilho e com esse novo método facilitará a leitura, proporcionando mais agilidade e eficácia.
“Trabalhamos com seriedade e transparência e optamos pela escolha desse medidor de íons específicos para garantir uma maior segurança operacional e melhor confiabilidade nos resultados”, diz André.
O método antigo utilizado pela Águas Castilho era o de colorimetria, no qual a leitura é feita com base na coloração da água.