TECNOLOGIA - Sistema foi implantado para beneficiar aproximadamente sete mil moradores

Concessionária moderniza sistema de abastecimento central

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O uso da tecnologia é uma aliada das empresas para a modernização dos serviços. Na área de saneamento, a automação dos processos de água e esgoto é uma das técnicas mais eficientes. Em Castilho, a Águas Castilho está automatizando os sistemas de água para melhorar ainda mais o abastecimento de água no município.

O Sistema Central, responsável por levar água para cerca de sete mil pessoas, foi o primeiro a ser automatizado. Segundo o diretor geral da concessionária, Antonio Hercules Neto, esse avanço permite o monitoramento dos dispositivos elétricos e hidráulicos em tempo real. Desta forma, a equipe da concessionária consegue agir com maior rapidez quando algum problema for detectado como falta de energia ou falhas em bombas de captação. “Quando acontecer esse tipo de problema, os dados serão imediatamente enviados, por meio de um software, para a nossa equipe que poderá executar a manutenção em um menor tempo possível”, explica Hercules.

 

Entenda a automação

Para implantar essa modernização, a Águas Castilho instalou painéis tipo CLP (Controlador Lógico Programável) e sensores nos poços do Sistema Central. Com esta infraestrutura pronta, informações passam a ser enviadas para um software, responsável por organizar e projetar os dados gerados em uma tela de computador. Desta forma, os colaboradores da concessionária conseguem visualizar os status de funcionamento de cada equipamento, observar os níveis dos reservatórios e checar as pressões na saída da rede de abastecimento.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Depois de dois anos, Ilha Comprida volta a ser devastada por incêndio

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – CASTILHO Desde domingo a Ilha Comprida, no Rio Paraná, entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *