Auto Estima tem programação diferente de conscientização contra exploração sexual de criança

Compartilhe esta notícia!

ANTONIO CRISPIM

O Programa Auto Estima, da SRCTV (canal 17.1 e 317 na Sky), de Andradina, teve agenda diferente nessa semana. A apresentadora Carol Steves, além das entrevistas normais, recebeu convidados especiais para falarem sobre um assunto muito importante: a conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Pela sala do Auto Estima passaram diferentes profissionais dando a sua parcela de contribuição dentro do debate sobre o assunto.

O dia 18 de maio é dedicado à conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data é em memória da menina Araceli Crespo, morta em 1973, aos oito anos, vítima de violência. Os dados mais recentes apontam que aproximadamente 60% das vítimas de violência sexual são crianças ou adolescentes. Sendo mais da metade dos crimes praticados por parentes. Especialistas em comportamento, avaliam que o perfil do abusador é, em geral, de uma pessoa manipuladora, capaz de mascarar sentimentos e ações.

A apresentadora e psicóloga Carol Steves está há mais de sete anos à frente do Auto Estima, que é um dos destaques da programação da SRCTV. Além da participação normal de personalidades do mundo empresarial, da política, do meio artístico e profissionais liberais, a produção sempre desenvolve programação específica em datas especiais, convidando especialistas para falarem sobre tema.

O assunto dessa semana – conscientização do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes – mexe com toda a sociedade por tudo que representa. Esse é um problema presente em diferentes partes do mundo, abrangendo pessoas de diferentes classes sociais. Por isso, o assunto deve ser tratado com a seriedade que merece e sob diferentes óticas.

Para abordar os diferentes aspectos da questão, ao longo da semana Carol Steves recebeu vários convidados, como a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, doutora Michelly Miliorini, responsável pela apuração dos casos que envolvem abusos contra crianças e adolescentes. O doutor Edilson Gomes da Silva, professor de direito e no curso de serviço social também foi convidado. A atuação do Ministério Público foi abordada com a presença do doutor Robson Alves Ribeiro (promotor justiça da Vara da Infância e Juventude da comarca de Andradina).

O abuso sexual de crianças e adolescentes tem implicações sociais e traumas. Esses foram temas tratados com profissionais da área. Durante a semana estiveram no programa as psicólogas Jana Pahins Duarte Zompero (judiciário) e Bianca Monção (do projeto Renovo). Estiveram também as assistentes sociais Marilza Elorza Carneiro, Luciana Fontes e Thamiris Cobaixo.

Carol Steves destacou a participação de cada convidado, frisando que contribuíram muito para aprofundar a discussão sobre o assunto.

Carol Steves (à direita), com a delegada da DDM, doutora Michelly Miliorini
Promotor doutor Robson Alves Ribeiro entrevistado por Carol Steves
O advogado e professor universitário, doutor Edilson Gomes da Silva no Auto Estima
Bianca Monção, Luciana Fontes e Thamiris Cobaixo com Carol Steves no Auto Estima

 

Jana Pahins Duarte Zompero (psicóloga do judiciário) no Auto Estima

 

A assistente social Marilza Elorza Carneiro com Carol Steves

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Balconista é preso com 85 tijolos de maconha

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O balconista G.G.S, 38 anos, residente em Goiânia (GO), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *