ZERADO - Não houve nenhuma morte de paciente acima dos 90 anos neste mês, público desta faixa etária já está vacinado

Idosos estão morrendo menos por covid-19 em Araçatuba após vacinação

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O número de óbitos entre as faixas etárias do público que já foi vacinado contra a covid-19 está em queda em Araçatuba, sendo que a maior foi registrada na faixa etária entre 60 e 69 anos, de quase 90%.

A constatação foi feita através de um levantamento feito pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL que analisou os registros de óbitos do portal da transparência do registro civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos óbitos, nascimentos e casamentos praticados pelos cartórios de registro civil do país, sob administração da Arpen-Brasil, Associação Nacional dos registradores de pessoas naturais.

O grupo entre 60 e 69 anos foi o que registrou a maior queda no número de mortes até aqui. Após pico com 33 óbitos em março e 35 em abril, no mês de maio, até o dia 22, foram apenas 4 óbitos nesta faixa etária, queda de 88% em relação ao mês anterior. No caso desta faixa etária, a vacinação ainda está ocorrendo, com cobertura de mais de 90% para a primeira dose e 35% para a segunda.

Foram registrados no mês de maio 8 óbitos por covid-19 entre pessoas de 70 a 79 anos, número 60% menor que o de abril, quando 20 idosos desta faixa etária morreram. Nesta faixa etária já há mais de 90% de cobertura vacinal.

Já para as pessoas entre 80 e 89 anos, a queda está sendo gradual nos últimos meses. Enquanto em março, no início da segunda onda, foram registradas 15 mortes de idosos nesta faixa etária, em abril este número caiu para 8. No mês de maio, até aqui, foram 4 óbitos nesta faixa etária, uma queda de 50% em relação ao mês anterior. Este público ainda está sendo vacinado com a segunda dose. Mais de 100% deste público já tomou a primeira dose, mas apenas 59% foi imunizado com a segunda dose até o momento.

Até este sábado, não havia nenhuma morte registrada de pessoa acima de 90 anos neste mês com a causa confirmada de covid-19. No mês de abril, por exemplo, foram 3 mortes de idosos nesta faixa etária. De acordo com dados do município, a cobertura vacinal nesta faixa etária foi de 76% para a primeira dose da vacina e 71% para a segunda.

Vacinação

Até o momento, pessoas até 60 anos já tiveram a oportunidade de tomar pelo menos uma das doses da vacina contra a covid-19. Foram 52.576 doses aplicadas somente em idosos em Araçatuba.

Mais de 34 mil pessoas nesta faixa etária já tomaram pelo menos uma dose do imunizante, o que corresponde a mais de 94% do público. A segunda dose foi aplicada em pouco mais de 17 mil pessoas, o que representa pouco mais de 48%.

50 a 59 anos lideram óbitos

O público da faixa etária entre 50 a 59 anos, por enquanto, lidera o número de óbitos por covid-19 no mês de maio. Segundo o levantamento feito pelo jornal O LIBERAL, foram 12 mortes neste público no mês até o último dia 22.

Pessoas dentro desta faixa etária e que não possuem comorbidades devem começar a ser vacinadas no dia 1º de julho, segundo cronograma divulgado pelo estado. Atualmente, nestas idades, apenas pessoas com comorbidades ou deficiência (BPC) é que já receberam a primeira dose da vacina.

Neste mês, foram 8 mortes entre 70 e 79 anos, 4 entre 80 e 89 anos, 4 entre 60 e 69 anos, 4 entre 40 e 49 anos, e 2 entre 30 e 39 anos.

Ao todos, os cartórios registraram 34 óbitos por covid-19 no mês de maio até ontem, quatro mortes a menos do que o boletim epidemiológico da prefeitura, que aponta 38 óbitos.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba tem forte nevoeiro neste sábado após queda na temperatura

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Araçatuba despertou neste sábado (12) com um forte nevoeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *