Após recomendação do estado, Andradina segue Birigui e Guararapes e adota medidas restritivas

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA / BIRIGUI / GUARARAPES

Municípios da região já adotam medidas restritivas para tentar combater o avanço dos casos de gripe e covid-19 na região. Alguns deles já haviam adotado as novas normas no fim da última semana, enquanto outro resolveu atender recomendação feita na tarde desta quarta-feira (12) pelo governo do estado de São Paulo.
Em Birigui, por exemplo, desde a última sexta-feira (7), foram adotadas restrições para eventos, shows, bares e restaurantes, que só podem funcionar com 70% de público, sendo que nos eventos todos devem apresentar comprovante vacinal ou teste negativo de covid-19.
Outro município que já havia adotado restrições foi Guararapes, que foi mais rigoroso e estendeu as medidas para atividades religiosas e diminuiu a capacidade de público para 60%, com distância de 1,5m entre as mesas e cadeiras, proibindo eventos com público em pé.
Já nesta quarta-feira, foi a vez de Andradina adotar medidas de contenção, acatando pedido do governo do estado. O prefeito Mário Celso Lopes (PSDB), editou decreto recomendando que eventos musicais e festas sejam realizados com 70% do público. A publicação ocorreu no Diário Oficial.
O uso da máscara continua sendo obrigatório em todos os ambientes e deverá ser disponibilizado meios adequados para higienização das mãos, como álcool em gel 70% ou pia com água e sabão.
O decreto também diz que é expressamente proibido qualquer tipo de pista de dança e/ou shows com público em pé em boates, casas de shows, festas e eventos fechados, entre outros, sob pena das sanções previstas em lei.
Poderá haver a interdição imediata do estabelecimento, bem como a cassação do alvará de funcionamento e licença de funcionamento sanitário.

Estado
O Governador João Doria anunciou ontem nova recomendação do estado para enfrentamento da pandemia do coronavírus.
A medida recomendou que eventos, shows e atividades esportivas devem seguir medidas rígidas de controle sanitário. Não haverá restrições de funcionamento para estabelecimentos dos setores de comércio e serviços.
“O Governo do Estado reforça recomendações para evitar a disseminação do coronavírus. Após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus em São Paulo e deliberação dos médicos que compõe o Comitê Científico do Estado de SP, o Governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, para que reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da covid”, destacou Doria.
O governo estadual reforçou que eventos em geral devem disponibilizar álcool em geral e exigir o uso de máscaras dos participantes.
A recomendação ainda prevê que os organizadores exijam do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).
Há ainda recomendação específica para que as prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público em eventos esportivos, musicais e atividades em geral que possam provocar aglomerações. Cada município possui autonomia para editar regras de restrição, de acordo com a realidade local.

 

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *