19.7 C
Araçatuba
terça-feira, junho 28, 2022

Pandemia faz alunos migrarem para o EAD; instituição em Araçatuba teve crescimento de 150%

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com a pandemia fazendo parte da realidade da população desde março de 2020, o ensino a distância passou a ser algo comum para os estudantes, que tiveram que se adaptar ao novo jeito de aprender e concluir os estudos.

Por conta disso, instituições de ensino que já trabalhavam com o recurso EAD ou mesmo eram especializadas apenas nesta modalidade de ensino, acabaram tendo o seu crescimento acelerado.

Em Araçatuba, a Unicesumar, instituição do Paraná que vai para o sexto ano de atuação na cidade, teve de se mudar para uma nova sede mais ampla para dar conta do crescimento. A instituição teve um acréscimo de 150% na sua quantidade de alunos desde que começou a pandemia. Muitos deles chegando de transferências de outras instituições.

Segundo Rafael Siqueira da Silva, gestor do polo da Unicesumar de Araçatuba, a estabilidade do EAD da instituição, especializada nisso, trouxe mais segurança para muitos dos alunos.

“A gente teve uma migração muito grande de alunos por transferências porque viu na gente uma estabilidade, porque a gente não teve que mudar nosso sistema, não teve que mudar nossa forma de ensinar, porque já estava ali, a nossa metodologia já é robusta, específica para isso”, afirmou o gestor.

A instituição chegou em mais de 1.000 alunos, segundo balanço feito no final de 2021. Antes da pandemia, no começo de 2020, a faculdade especializada no ensino à distância contava com 400 alunos de Araçatuba matriculados.

“Nesses dois últimos anos a gente teve o nosso maior crescimento, a gente sabe que a pandemia ela deu uma modificada no ensino, tanto no superior, quanto no fundamental, no médio. As aulas presenciais deixaram de existir e as pessoas tiveram que buscar outros meios”, explicou.

Com o crescimento rápido, a direção da Unicesumar decidiu deixar de operar na rua Floriano Peixoto, no bairro Vila Mendonça, e mudou-se para a rua Emílio Magalhães, esquina com a General Osório, no Centro. Com a mudança, o polo agora conta com o triplo do tamanho, passando de 300 para 900 metros quadrados.

Para Rafael Siqueira, a mudança foi necessária para a adaptação dos laboratórios para os cursos híbridos, que contam com aulas práticas em cursos como engenharia, farmácia, biomedicina, dentre outros.

“A mudança que a gente fez para esse prédio novo foi por uma análise do que está para vir nos próximos anos, a gente percebeu que se a gente continuasse no prédio antigo a gente ia segurar o nosso crescimento. A gente já está tendo um crescimento muito interessante e não teria estrutura suficiente para a gente atender nossos alunos quando as práticas voltarem”, explicou Rafael Siqueira.

Atualmente, a Unicesumar oferece mais de 80 cursos de graduação no sistema EAD, nas áreas de gestão, direito, educação, design, engenharia e arquitetura, saúde e bem-estar, responsabilidade social, alimentos e bebidas, tecnologia e comunicação.

MUDANÇA – Gestor de faculdade EAD, Rafael Siqueira, diz que instituição mudou para sede maior para absorver crescimento

 

Ultimas Noticias