DA REDAÇÃO – ANDRADINA
Mesmo com o trabalho de vacinação contra a covid, a secretaria da Saúde de Andradina está intensificando o cadastramento do SUS. “Enquanto os novos lotes não chegam a Secretaria de Saúde vai focar no importante trabalho de cadastramento populacional, isso independe da vacina, mas estamos aproveitando a oportunidade para estimular cadastro pois ele serve para orientar nossas ações”, disse o médico João Leme, secretário da Saúde.
Segundo a enfermeira Carla Back o cadastramento poderá ser feito pelos agentes comunitários de Saúde que passarão nas casas também à noite e nos fins de semana e o auto cadastro também estará à disposição através de um link no site da Prefeitura de Andradina Já na semana que vem.
“Através deste cadastro é que podemos organizar as ações de saúde em Andradina, a recomendação é que não recebam os agentes de saúde dentro de casa por conta da propagação do Coronavírus”, disse Carla Back.
A enfermeira, que é coordenadora da ação primária da saúde do município, disse que o cadastramento é uma exigência do SUS. Por meio do cadastramento é que irão conhecer a realidade da população andradinense e os problemas de saúde enfrentados. Com base nesse levantamento é que serão destinados os recursos e elaborados os projetos de atendimento. Por isso o cadastramento é tão importante.
A Secretaria da Saúde reforçou que os dados serão arquivados para uso apenas da pasta e que será mantido o sigilo. Para a secretaria, é preciso conhecer a realidade da população para planejar as ações e melhorar o atendimento.