10.7 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Andradina ganhará curso de biomedicina em 2019

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

A cidade de Andradina ganhará um curso de biomedicina. O projeto da Universidade Brasil, que detém os cursos nas Faculdades Integradas Rui Barbosa, já foi aprovado pelo MEC (Ministério da Educação). O projeto, inclusive, é de que, a partir do ano que vem, a Faculdade se torne oficialmente um campus da Universidade Brasil.

A reportagem do Jornal O LIBERAL REGIONAL esteve em São José do Rio Preto e conversou com o reitor da Universidade Brasil, doutor Fernando Costa, afirmou o seu compromisso com a educação de Andradina e ressaltou a importância do apoio do SRC, através de seu presidente Nivaldo Franco Bueno, na implantação de seu projeto na cidade. “Quando o Nivaldo nos chamou pra implantar nosso projeto em Andradina, eu firmei um compromisso com a cidade de investir na educação. Não estou vindo para ganhar dinheiro, se fosse por isso eu poderia estar morando fora do Brasil com minha família, mas estou aqui trabalhando porque acredito que tenho como contribuir pra melhoria da educação do meu país”, afirmou.

Segundo Fernando Costa, foram feitos os pedidos para liberação de 5 cursos junto ao MEC para as Faculdades Integradas Rui Barbosa, sendo 4 deles na área de saúde. Além de biomedicina, também foram feitos os pedidos para os cursos de enfermagem, psicologia e odontologia, além do curso de direito na área de humanas.

A comissão do MEC já avaliou as instalações do local e todo o corpo docente e já recomendou a instalação para o ano que vem do curso de biomedicina, que deve ter sua primeira turma iniciando em fevereiro. Já para o curso de direito, a comissão está marcada para a primeira semana de dezembro, as demais comissões de enfermagem, psicologia e odontologia estão marcadas para janeiro e fevereiro. “Estamos fazendo todo o investimento necessário. Os cursos vão funcionar onde estão as Faculdades Integradas Rui Barbosa, estamos fazendo as adequações necessárias de acessibilidade, autorizações municipais, estamos construindo os laboratórios, o investimento em infraestrutura está na ordem de R$ 250 mil e só de laboratórios estamos investindo cerca de R$ 2 mi”, afirmou Costa.

Sobre o curso de direito, Fernando Costa afirmou que é necessário o envolvimento da comunidade para a aceitação do curso por parte do MEC. “É necessário um curso de direito em Andradina, muita gente viaja pra Araçatuba, Três Lagoas, Ilha Solteira, os jovens correm risco de acidente na estrada, saem mais cedo do trabalho pra isso. Andradina tem que ser um polo deste curso. Precisamos de cartas de apoio da Câmara, de entidades, da OAB, para que todos demonstrem o interesse neste curso, é um momento histórico para Andradina. A intenção é termos o curso já entre fevereiro e março do ano que vem”, disse Costa.

Campus da Universidade Brasil

O reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, afirmou que o processo de transformação das Faculdades Integradas Rui Barbosa em um campus das Universidade Brasil já está em andamento no Ministério da Educação. Segundo ele, é importante Andradina ter uma Universidade e a autonomia universitária, que permite a instituição criar os demais cursos sem uma autorização do MEC.

Após a oficialização do Campus, a intenção de Costa é levar alunos do curso de medicina da unidade de Fernandópolis para realizar residência médica na Santa Casa de Andradina. Segundo ele, serão cerca de 30 alunos do 5º e 6º anos de medicina que, além de morar em Andradina, vão concluir os seus estudos na cidade e vão atender na Santa Casa do município. Futuramente, outra intenção do reitor é abrir o curso de medicina completo no município.

Universidade está presente em diversos municípios da região

Durante a conversa com nossa reportagem, Fernando Costa comentou sobre as faculdades isoladas da Universidade Brasil que estão presentes em cidades do interior de São Paulo, inclusive na região de Araçatuba. “Temos em Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Dracena, Tupã. Temos aqui na região em Andradina, Mirandópolis, Guararapes, Araçatuba, Birigui, Penápolis, chegamos até Bauru. E ainda temos em Rio Preto a faculdade de direito, que falta apenas o sinal verde do MEC, onde terá um campus da Universidade Brasil também”, comentou.

Ultimas Noticias