PROTEÇÃO - Ações da concessionária visam proteger os mananciais

Andradina comemora Dia Mundial da Água com plantio de árvores

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e passou a ser celebrada a partir de 1993 em várias partes do mundo.
Em Andradina, a data será marcada por um plantio de árvores nativas e frutíferas, realizado pela Águas Andradina. A ação acontecerá na Praça João Leite, localizada no bairro Vila Mineira, às 9h, na próxima segunda-feira (22), e seguirá todas as normas de segurança e higiene do Plano São Paulo de combate à Covid-19.
Para a secretária da pasta, Leila Aparecida Rodrigues de Oliveira, “essas novas árvores deixarão a praça mais bonita, trará ar puro para os moradores do bairro, sombras para as crianças que frequentam o local e frutos para os pássaros, além de beneficiar a cidade como um todo”. As espécies plantadas serão Jacarandá, Escovinha, Chuva de Ouro, Ipê Anão, Carobinha, Aroeira, Pimenteira, Resedá Quaresmeira, Goiabeira e Aceroleira. A arborização deste local também corrobora para a atenuação do clima e manutenção do ciclo de chuvas.
Além deste plantio, também faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água a aplicação de uma pesquisa on-line para as crianças de 5 a 10 anos da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é descobrir como o óleo de cozinha é descartado nas casas desses alunos. “Com esses dados em mãos, vamos orientar as famílias sobre a forma correta de descarte e colocar pontos de coleta em alguns locais da cidade”, conta Leila.
Segundo o diretor geral da Águas Andradina, Antonio Hercules Neto, esse projeto é de extrema importância já que o óleo de cozinha jogado no ralo da pia vai para a rede de esgoto, causa danos nas tubulações, contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos para o meio ambiente. “Sempre apoiamos projetos socioeducativos. Estamos ao lado de todas as ações que tenham como objetivo central a preservação do meio ambiente”, conclui Hercules.
Para evitar prejuízos ambientais, a concessionária orienta a população a armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas PET e direcionar para um ponto de coleta. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados em breve.
A ação integra o novo plano estratégico de sustentabilidade da Iguá Saneamento, uma das controladoras da Águas Andradina, que visa transformar a empresa em referência nacional e internacional em questões de governança ambiental no saneamento. São quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais, como SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

EM CASTILHO

Segundo o diretor geral da concessionária Águas Castilho, Antonio Hercules Neto, cuidar da água é uma forma de colaborar para a saúde e qualidade de vida dos castilhenses, impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, além da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
A Águas Castilho segue trabalhando para colocar em prática melhorias significativas para a população como a automação do reservatório Central e a reforma do Sistema Castilho, ações executadas nos últimos meses. Esses investimentos trouxeram mais pressão na água que chega às torneiras, além de monitorar os dispositivos elétricos e hidráulicos em tempo real, permitindo que a empresa atue de forma ainda mais rápida e precisa sempre que for preciso.
Antes de passar pelo processo de tratamento, a água é captada de 15 poços ativos localizados em nove sistemas: Central; Alípio; CDHU; Castilho; Alvorada; Laranjeiras; Hosoume; Caminho das Águas; Beira Rio; e Urubupungá. Todo esse complexo junto produz aproximadamente 100 milhões de litros de água por mês para o consumo dos mais de 21 mil moradores do município.
Para garantir a qualidade da água distribuída para 100% da população, a empresa realiza mais de 1,5 mil análises físico-químicas e bacteriológicas, todos os meses, para medir aspectos como presença de cloro, flúor, pH, turbidez e cor. Os resultados comprovam que a concessionária atende às exigências do Ministério da Saúde e podem ser conferidos pela população no site http://www.iguasaneamento.com.br/aguascastilho.
“Esta data é uma oportunidade propícia para a sociedade refletir sobre o quanto a água é importante para todos. Trabalhar com os olhos voltados para a segurança hídrica e com eficiência na produção e distribuição de água é um compromisso nosso com o município”, explica Hercules.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Concessionária executa melhorias no Sistema Central

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Com o compromisso de sempre oferecer um serviço de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *