ATENDIMENTOS - Pacientes passam por postos de saúde e são encaminhados para o AME para consultas

AMEs de Araçatuba e Andradina vão oferecer mais de 6 mil atendimentos oftalmológicos

Diego Fernandes – Araçatuba / Andradina

Os AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) das cidades de Araçatuba e Andradina foram contemplados pela nova fase do programa denominado Corujão da Saúde, do governo do estado de São Paulo. O foco da nova fase é a oftalmologia.
Os atendimentos já começaram nesta quinta-feira (21). As duas unidades terão até 1.650 consultas, 1.140 cirurgias e 3.630 exames, entre mapeamentos de retina, ultrassons do globo ocular, biometrias ultrassônicas, dentre outras.
Ao todo, em todo o estado, serão 51 mil procedimentos entre consultas, exames e cirurgias em 46 AMEs do estado de São Paulo e em 10 hospitais de rede da secretaria de saúde do estado. O valor investido será de R$ 14 milhões de reais pelo governo estadual. Estes serviços irão oferecer agendas extras em horários alternativos para zerar a demanda reprimida.
“O Corujão da Saúde foi retomado no mês de outubro e o governo de São Paulo vai prosseguir com o Corujão todos os meses no atendimento à população, principalmente a população mais vulnerável”, disse o governador João Doria, durante anúncio, na última quarta-feira (20), em São Paulo (SP).
A medida visa zerar a demanda reprimida de procedimentos oftalmológicos dos AMEs que foram cadastrados pelos municípios na Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde até o último dia 20 de setembro. Serão ofertados 23.112 exames de dez tipos diferentes, 16.077 cirurgias de catarata e retina e 11.794 consultas médicas.
A expansão é possível graças à queda dos atendimentos por covid-19 e ao avanço da vacinação em São Paulo.
“O objetivo do governo de São Paulo é zerar a fila de oftalmologia dos AMEs até dezembro deste ano. É um investimento importante em Saúde, priorizando atendimentos especializados e beneficiando todas as regiões”, destacou o secretário de estado da saúde, Jean Gorinchteyn.
Segundo o gerente administrativo do AME de Araçatuba, João Gabriel de Carvalho, as consultas no local são feitas após os atendimentos nas unidades básicas de saúde dos municípios.
“O paciente passa primeiro pela UBS, depois passa pelo especialista, nesse caso o oftalmologista, onde ele realiza os exames e se necessário também, a cirurgia”, afirmou o gerente do AME.
As unidades de Araçatuba e Andradina funcionam das 7h às 19h de segunda à sexta, e das 7h às 13h aos sábados.

Corujão da Saúde
No último mês, o governo estadual anunciou a retomada do Corujão, com foco em oncologia. O objetivo é agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer e realizar 335 mil exames, além de 19 mil sessões de radioterapia.
Os atendimentos começaram no dia 1º de outubro e já foram realizados 16 mil exames e cerca de 750 sessões radioterápicas. (Com informações do governo de SP)

Veja também

Em quase 9 décadas, empresa funerária passa de geração para geração na cidade

Diego Fernandes – ARAÇATUBA Considerado um dos empreendimentos comerciais mais antigos de Araçatuba, a Cardassi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *