AGENDAMENTO - AME está remarcando atendimentos cancelados por causa da pandemia

AME Andradina volta a atender pacientes agendados após mais de 5 meses

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Nesta quarta-feira (01), o prédio do AME, o Ambulatório Médico de Especialidades de Andradina, voltou a realizar os seus atendimentos normais de consultas, exames e cirurgias. Desde o meio de março, os atendimentos no local haviam sido paralisados para a montagem da estrutura do hospital de campanha, que por quase 5 meses atendeu aos casos graves e moderados de covid-19 com 10 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI.

 

Com a diminuição no número de casos e de internações por covid, a direção da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Andradina, que administra o AME, resolveu desativar o hospital de campanha após consulta ao governo do estado de São Paulo no início do mês de agosto. 

 

Já durante o mês passado, a equipe do AME começou a realizar os agendamentos dos pacientes que haviam tido consultas e exames cancelados entre março e abril. Enquanto isso, foi feita a sanitização do prédio após a desativação do hospital de campanha, para receber os pacientes com segurança. 

 

Segundo a gerente administrativa do AME Andradina, Renée Duarte, nesta volta dos atendimentos, são esperadas cerca de 400 pessoas por dia, devido à demanda reprimida por consultas.

 

“A nossa volta foi toda organizada, desde a sanitização do prédio para que hoje recebesse todos os pacientes com todos os cuidados possíveis. Todo mundo chega com o seu horário previamente agendado, então não é demanda espontânea, todo mundo pode chegar no seu horário. E hoje, a gente espera, no mínimo, 400 pessoas, passando por aqui”, disse a gerente durante a manhã desta quarta-feira.

 

A gerente relembrou que é importantes os pacientes manterem seus cadastros com números de telefone atualizados, já que a própria equipe do AME está entrando em contato para reagendar pacientes que tiveram seus atendimentos cancelados quando ocorreu a paralisação das atividades devido à instalação do hospital de campanha.

 

“A gestão do reagendamento desses pacientes que foram cancelados a partir do meio de março e todo o mês de abril, o AME está entrando em contato com eles, que faz contato telefônico informando o novo dia do agendamento. É de suma importância que todos os pacientes que tiveram o número de telefone trocado, que entrem em contato ou busque as unidades básicas de origem, para que ninguém perca seus agendamentos aqui dentro”, afirmou a gerente Renée Duarte.

 

O AME de Andradina é o responsável por atender a demanda de 12 municípios da região. Antes da paralisação, o local realizava mensalmente 5 mil consultas, 1.500 exames e 870 cirurgias. 

 

Vidas salvas

 

O diretor da OSS Santa Casa de Andradina, Fábio Obici, avaliou como positivo o trabalho realizado pelo AME no combate à covid-19 em entrevista concedida à SRC TV no começo do mês de agosto. 

 

Anunciada pelo governo do estado em 8 de março, a instalação do hospital de campanha no local implicou no cancelamento dos agendamentos para consultas, porém, segundo o diretor, foi fundamental para salvar vidas.

 

“Nós tivemos 4 meses de lotação total, muitas vidas foram salvas, graças a esse hospital de campanha. A gente conseguiu ter aqui em Andradina 30 leitos de UTI, 38 leitos de enfermaria covid, foi uma conquista para a cidade, embora tenha criado um senão pelo fechamento do AME, mas existiu um interesse maior, que era manter a vida das pessoas, e a gente conseguiu isso aí, o governo conseguiu”, comemorou.

 

Segundo o diretor da Organização de Saúde, as prioridades são colocar em dia as consultas. Ele pede para que o público a ser atendido colabore e não falte às consultas.

 

“Gente, por favor, não faltem à consulta. Muito embora a secretaria da saúde de cada cidade avise, o AME ligue, avise, mesmo assim a pessoa não vai, não comunica. A gente vai retomar o serviço, por favor, não deixe de comparecer, se não der ligue e avise que a gente encaixa outro paciente”, fez o apelo.

 

Fábio Obici agradeceu a população andradinense e da região pela compreensão por causa do período em que o ambulatório ficou fechado para atendimento de casos de covid.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *