Da Redação – Birigui
A Prefeitura de Birigui recebeu, na última terça-feira (13), proprietários de uma área próxima ao novo Hospital Regional Alto Noroeste e representantes do escritório Portela Arquitetos, da cidade de Valinhos (SP), que apresentaram estudo inicial de implantação de um complexo imobiliário com espaços comerciais, hotel e empreendimento residencial.
A proposta foi apresentada pelos arquitetos urbanistas Camila Valbert e Olnei Portela. Participaram da reunião a prefeita Samanta Borini e os secretários municipais Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico), Marco Gajardoni (Governo) e Paulo Batista (Casa Civil), além de proprietários das áreas envolvidas, entre eles Amir Eduardo Mansur e Carlos Braga.
Cidade planejada
O estudo prevê um planejamento integrado para a ocupação da área, com possibilidade de implantação de um shopping center com aproximadamente 120 espaços comerciais, hotel e unidades residenciais. O projeto também contempla áreas verdes e institucionais, além de sistema viário para atender ao futuro complexo.
Para a prefeita Samanta, a iniciativa vem de encontro com os propósitos da administração municipal de incentivo ao crescimento urbano e econômico organizado para Birigui.
A reunião desta terça-feira teve caráter inicial e buscou apresentar alternativas de ocupação e discutir as possibilidades para o empreendimento. As propostas ainda serão analisadas e detalhadas pelos proprietários e investidores.
A iniciativa abre perspectivas para novos investimentos imobiliários e comerciais em Birigui, em uma região próxima ao novo Hospital Regional, cuja conclusão está prevista para o final de 2027.
Até o momento, não foram divulgadas estimativas de investimento nem de geração de empregos diretos e indiretos relacionados ao futuro empreendimento, pois o projeto ainda está em fase de estudos.
Apoio
A Administração Municipal manifestou apoio ao projeto e destacou sua importância para Birigui. O empreendimento deve gerar empregos e novas oportunidades e atrair novas franquias para a cidade.
A proximidade com o Hospital Regional Alto Noroeste também é vista como um ponto positivo, pois o novo polo deve estimular a rede de infraestrutura, hotelaria e empreendimentos residenciais e comerciais que a região vai precisar.

