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domingo, agosto 7, 2022

Possível falha em sistema de combustível pode ter ocasionado acidente aéreo

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu as investigações sobre o acidente aéreo que matou o empresário Luís Fernando de Arruda Ramos e o piloto Fábio Pinho em maio de 2017 em uma fazenda na área rural de Coxim, município localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Segundo o relatório do órgão houve uma falha em uma peça injetora de combustível do motor direito da aeronave.

 

As investigações foram divididas em quatro tópicos: manutenção da aeronave, julgamento de pilotagem, aplicação de comandos e processo decisório. No primeiro, o órgão identificou que a servoinjetora do motor direito estava com fluxo de combustível fora dos limites previstos pelo fabricante, apresentando mistura demasiadamente rica.

 

“Esse fato implicaria num provável funcionamento irregular do motor, caso o manete se encontrasse na posição de máximo fluxo. No entanto, considerando que os registros de manutenção foram destruídos pelo fogo, não foi possível verificar se a qualidade dos trabalhos de manutenção influenciaram na condição supramencionada”, informou o Cenipa.

 

JULGAMENTO DE PILOTAGEM

 

Neste tópico, o Cenipa registrou que “pode ter ocorrido inadequada avaliação, por parte do piloto, de determinados parâmetros relacionados à operação da aeronave, com relação à mistura do motor direito”.

 

APLICAÇÃO DE COMANDOS

 

O Centro também conta com a possibilidade de que o piloto tenha atuado em um ou ambos manetes de potência ou de mistura para corrigir a falha no motor direito. “ Se isso se deu de maneira brusca e/ou inadvertida, poderia causar a redução de potência ou mesmo o apagamento do motor”.

 

PROCESSO DECISÓRIO

 

Nessa última parte, o Cenipa conclui. “ A condição observada na servoinjetora direita implicaria em um funcionamento irregular desse motor. Dessa forma, é possível que tenha havido dificuldade em compreender a pane apresentada pela aeronave, o que pode ter prejudicado a capacidade do piloto para perceber, analisar e escolher entre as alternativas disponíveis para gerenciar a situação adversa vivenciada”.

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