Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Prefeitura de Araçatuba cria comissão para elaborar estudos para contratação de instituto de previdência privado
    • Feira Viva tem nova edição neste domingo na Praça Olímpica
    • Summit SINBI acontece na semana que vem em Birigui
    • Atendimento na carreta do Ministério da Saúde começa na Praça do Stela Maris
    • 2º Fórum Raízes do Futuro reúne representantes e debate arborização urbana e resiliência climática
    • Semana do Cliente da Samar reúne mais de 600 participantes em ações de saúde, prevenção e relacionamento
    • Câmara votará projetos de alteração no orçamento para que Prefeitura construa creche na zona norte
    • Associação dos Idosos reúne cerca de 150 idosos em caminhada de conscientização sobre o Alzheimer
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Mundo»Brasil»Senado aprova projeto que facilita acesso do produtor rural ao crédito
    Brasil

    Senado aprova projeto que facilita acesso do produtor rural ao crédito

    By marcio123rocha14 de junho de 2017Updated:16 de junho de 2017Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O plenário do Senado aprovou hoje (14) Projeto de Lei (PL) 212/15, originário da Câmara, que autoriza o proprietário de imóvel rural a submeter a área total ou fração de seu imóvel ao regime de afetação e instituir a Célula Imobiliária Rural (CIR).

    O regime de afetação permite que o produtor rural separe uma parte do imóvel para dar como garantia ao pedir um empréstimo. Desta forma, ele não compromete toda a propriedade e separa uma fração que tenha valor equivalente ao da negociação. A CIR é um título de crédito criado pela proposta que pode ser negociado na bolsa de valores.

    A intenção é ampliar e tornar mais simples e ágil o acesso do produtor rural ao crédito. O texto volta à Câmara dos Deputados, já que foi alterado por emendas do relator Ronaldo Caiado (DEM-GO).

    O projeto também prevê que ficará sujeito à condenação, por crime de estelionato, o produtor rural que mentir sobre a área do imóvel rural ou suas características, instalações e acessórios, lançados como patrimônio de afetação. A mesma punição será aplicada a quem omitir, na CIR, que o bem está sujeito a outro ônus ou responsabilidade de qualquer espécie, inclusive de natureza fiscal e ambiental.

    Uma das emendas do senador inclui a obrigação de registrar a célula imobiliária em até 90 dias, sob pena de se tornar sem efeito. A outra diz que o proprietário que não emitir a CIR em 90 dias, ficará impedido de afetar o patrimônio por um ano. Uma terceira emenda acrescenta a necessidade de adimplência em relação ao financiamento e aos créditos rurais contratados com juros subsidiados.

    Agência Brasil

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleCorinthians defende liderança contra o Cruzeiro
    Next Article Social by Cleto Fontoura – 14/06/2017
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Brasil

    São Paulo nomeia mais de 1.400 novos investigadores para reforçar efetivo da Polícia Civil

    2 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% na taxa de inscrição

    18 de agosto de 2026
    Brasil

    Centro Paula Souza divulga calendário do Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2027

    10 de agosto de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.