Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Araçatuba discute proteção à infância e à adolescência em conferência municipal
    • Araçatuba entrega espaço para acolhimento e proteção de mulheres em situação de rua e de violência
    • Equipe de obras reforça limpeza e manutenção em vários pontos de Andradina
    • Birigui avança na revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo
    • Prefeitura de Araçatuba propõe ampliar parcerias para atender idosos que necessitam de cuidados intensivos
    • Construção Civil abre mais de Mil novos negócios na região de Araçatuba
    • Araçatuba terá interdições de vias neste fim de semana devido a festas comunitárias e religiosas
    • Operação tapa-buracos avança e atende trecho próximo ao estádio em Andradina
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Mundo»Brasil»Estado de São Paulo amplia ações de combate ao tabagismo
    Brasil

    Estado de São Paulo amplia ações de combate ao tabagismo

    By dfernandesmr31 de maio de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – São Paulo

    No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) orienta sobre os perigos do uso da nicotina e dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), como vapes e cigarros eletrônicos. Desde 2023, o Estado registrou cerca de 3 milhões de internações e procedimentos relacionados às doenças causadas pelo tabagismo.

    Entre as doenças associadas ao fumo estão câncer de lábio, infarto agudo do miocárdio, aneurismas, infertilidade, entre outras. Apesar de muitas vezes serem vistos como alternativas aos cigarros tradicionais, os DEFs podem representar riscos ainda maiores à saúde.

    A nicotina presente nos aparelhos causa dependência e pode afetar o cérebro, além de desencadear ou agravar transtornos como ansiedade e depressão. O uso desses dispositivos para aliviar sintomas emocionais acaba criando uma dependência que dificulta a saúde mental a longo prazo.

    A comercialização, importação e publicidade dos DEFs são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atualizou a fiscalização e as orientações em saúde por meio da RDC 855, publicada em 19 de abril de 2024.

    A Lei Antifumo paulista, que completou 16 anos em maio, proíbe o consumo de cigarro e dispositivos similares em ambientes fechados, públicos ou privados, protegendo não fumantes e contribuindo para a redução de doenças causadas pela exposição à fumaça.

    Parceria para fortalecer políticas locais

    A SES-SP lançou o projeto “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”, em parceria com o Instituto Oncoguia e apoio da Umane. A iniciativa visa capacitar 10 municípios paulistas para fortalecer a atuação das Câmaras Municipais no combate ao tabagismo e na prevenção do câncer.

    O projeto oferece oficinas presenciais, materiais informativos regionais e um canal contínuo para troca de experiências e boas práticas, buscando criar uma rede de engajamento para ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce.

    “É importante ressaltar que dentro dessa parceria os municípios escolhidos também podem convidar outras regiões para disseminar o projeto”, explica Sandra Marques, coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo da SES-SP.

    Quiz

    Desde o ano passado, o Governo de São Paulo ampliou a oferta de serviços digitais à população com o quiz “Minha Vida sem Nicotina”, do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, disponível gratuitamente no aplicativo e site do Poupatempo. A ferramenta realiza um teste para avaliar o nível de dependência à nicotina, medido pelo Teste de Fagerström.

    Com base no resultado, o programa indica a rede de tratamento mais próxima para usuários de tabaco ou qualquer outra forma de substância com nicotina, incluindo cigarrilhas, charutos, fumo mascado, narguilé e cigarros eletrônicos.

    Política Estadual e tratamento pelo SUS

    Desde 2024, a SES-SP instituiu a Política Estadual de Controle do Tabaco, que fortalece a prevenção, o tratamento e a fiscalização relacionados ao tabagismo no estado. A política inclui capacitação de profissionais, campanhas educativas, e articulação com diferentes setores do governo e da sociedade civil.

    O tratamento de tabagismo é ofertado em todos os níveis de atenção. Para acessá-lo, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documento de identidade e se inscrever no Programa de Cessação do Tabagismo.

    Em Araçatuba estão credenciadas a UBS do Jardim TV, do Umuarama, além do Ceaps. Em Andradina, estão credenciados o Caps AD, Caps I e UBS da Vila Mineira. Em Birigui, além do Ambulatório de Saúde Mental, estão credenciadas as UBSs II, IV, V, VI.

     “Lidar com o tabagismo é um desafio que vai além da dependência química, pois envolve fatores psicológicos, sociais e comportamentais”, destaca Sandra Marques.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleZatti Saúde assume atendimentos das 20 UBSs de Araçatuba a partir de domingo
    Next Article Secretaria de Saúde promove conscientizações contra o tabagismo no Bosque Municipal e nas UBSs
    dfernandesmr

    Related Posts

    Brasil

    São Paulo nomeia mais de 1.400 novos investigadores para reforçar efetivo da Polícia Civil

    2 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% na taxa de inscrição

    18 de agosto de 2026
    Brasil

    Centro Paula Souza divulga calendário do Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2027

    10 de agosto de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.