Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Agro paulista movimenta mais de US$ 900 milhões com mercado indiano em 2025
    • Birigui receberá Agência Móvel da CPFL Paulista no próximo sábado
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Detetive Alex Cross
    • Birigui realizará evento com serviços de saúde, esporte e lazer no Parque do Povo
    • Despedida da Festa do Macário acontece no dia 11 de julho em Araçatuba; vendas começam hoje
    • Gigantes do Digital chega a Andradina para impulsionar pequenos negócios 
    • Inscrições para cursos gratuitos de Libras e de preparo e venda de hambúrguer artesanal estão abertas em Araçatuba
    • Prefeitura abre oportunidade gratuita para que empreendedores da cidade participem do Empretec do Sebrae-SP
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Mundo»Brasil»Cresce o número de uniões consensuais entre jovens no Estado de São Paulo
    Brasil

    Cresce o número de uniões consensuais entre jovens no Estado de São Paulo

    By dfernandesmr16 de janeiro de 2026Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – São Paulo

    A Fundação Seade divulgou análise sobre casamentos, a partir de dados do Censo de 2022, e verificou mudanças significativas nos padrões de união conjugal ao longo da última década.

    Nota-se leve redução dos casamentos realizados no civil e religioso entre homens e mulheres, ao mesmo tempo que aumentam as uniões formalizadas apenas no civil e, sobretudo, as uniões consensuais. Estas últimas cresceram mais de 18%, entre 2010 e 2022, indicando maior aceitação social das uniões informais. Já aquelas realizadas exclusivamente no religioso permaneceram estáveis e com baixa representatividade.

    União consensual é uma expressão usada, de forma geral, para se referir a uma relação estável entre duas pessoas que convivem como se casadas fossem, sem a formalização do casamento civil.

    No Estado de São Paulo, quando falamos do tipo de relacionamento, há diferenças conforme a idade dos homens: entre os mais jovens, predominam as uniões consensuais. Até os 39 anos, esse tipo de vínculo é o mais frequente até os 39 anos, especialmente entre 20 e 29 anos. Nesta faixa etária, mais da metade dos homens mantinha união consensual.

    Entre as mulheres, o cenário é parecido. Observa-se predominância do casamento civil e religioso na maioria das faixas etárias, especialmente entre 35 e 59 anos, com maior concentração no grupo de 40 a 44 anos. Entre as mulheres que declararam viver em união consensual, que representam 31,5% do total, cerca de 80% tinham menos de 50 anos.

    Essas uniões apresentam participação expressiva entre 20 e 39 anos, com maior intensidade entre 25 e 34 anos. Em resumo, mulheres mais velhas casam-se mais no civil e no religioso, enquanto as mais jovens optam pela união consensual em sua maioria.

    Em relação ao grau de instrução, o casamento civil e religioso é a forma de união predominante em quase todos os níveis de instrução, com maior participação entre indivíduos com escolaridade mais elevada. As uniões consensuais, por sua vez, concentram-se mais entre aqueles com ensino fundamental completo e médio incompleto.

    Já os casamentos realizados exclusivamente no civil têm participação intermediária e similar em todos os níveis de instrução, enquanto aqueles apenas religiosos são pouco representativos. Os padrões para homens e mulheres são semelhantes.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleDICAS DE SÉRIES E FILMES – O Monstro Em Mim
    Next Article Enfermeiros da Zatti Saúde passam por treinamento sobre desbridamento 
    dfernandesmr

    Related Posts

    Brasil

    Agro paulista movimenta mais de US$ 900 milhões com mercado indiano em 2025

    7 de abril de 2026
    Brasil

    Estado de SP lança pacote de medidas que elimina custos a motociclistas e motoristas profissionais

    26 de março de 2026
    Brasil

    Produção da primeira safra do milho deve saltar 38% em São Paulo

    24 de março de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.