Home Esportes Bolsa de gelo e pomada anti-inflamatória são itens necessários para uso em caso de lesões

Bolsa de gelo e pomada anti-inflamatória são itens necessários para uso em caso de lesões

4 tempo de leitura
0
0
897

A moçada que joga futebol espera pelo domingo, especialmente, com grande expectativa para encontrar os amigos, “bater uma bolinha”, se descontrair e aliviar as tensões da semana. No entanto, a atividade exige muitos cuidados, nem sempre respeitados pela maioria das equipes. Bolsa de gelo e pomada anti-inflamatória são itens necessários no kit das agremiações, seja de futebol de campo, minicampo ou futsal para uso imediato em caso de lesões.

A primeira coisa a se fazer, antes da prática de qualquer esporte, é a consulta a um médico cardiologista, explica o professor-doutor, Rubens dos Santos Rosa, coordenador do curso de Fisioterapia da Unip, campus de Araçatuba. Ex-jogador profissional, o especialista diz que as lesões mais comuns são musculares (estiramento, ruptura e contratura), entorses (joelhos e tornozelos), cartilaginosas (joelhos/meniscos), lombar e cervical (coluna) e tendinite. Em caso de lesão, seja qual for, o lesionado deve receber a aplicação de gelo no local atingido várias vezes ao dia.

A aplicação do gelo deve ser intercalada com pomada anti-inflamatória. A bolsa de gelo pode ser substituída por gelo em spray. As famosas pomadas (ou sprays) à base de cânfora, mentol, eucalipto ou benzoato de metila não devem ser aplicadas antes do quinto dia após a lesão. A recomendação de Rubens dos Santos Rosa é de que, à menor suspeita de gravidade, deve-se consultar um médico ortopedista.

ATIVIDADES FÍSICAS

A prática de atividade física durante a semana ajuda a prevenir lesões no bate-bola do domingo. Os praticantes de futebol (campo, minicampo ou futsal) não devem perder oportunidade de colocar o corpo em movimento, seja com corridas, caminhadas, pedaladas e até subir/descer escadas. No entanto, ressalta o professor, o ideal é a prática regular de exercícios acompanhada por um profissional da área. Depois, porém, da ida ao cardiologista.

O treino físico durante a semana fortalece a musculatura e reduz o risco de lesões. No dia do jogo, a recomendação do fisioterapeuta é 20 minutos de aquecimento e alongamento (pernas e braços). O aquecimento ideal é corrida e movimentação leves. Após a partida, é fundamental o relaxamento muscular (exercício de menor intensidade que o alongamento). Palmilhas atléticas, recomendadas por ortopedistas e fisioterapeutas, usadas nos calçados durante a semana, de 10 a 12 horas por dia, também são eficientes para reduzir o risco de lesões. O par de palmilhas pode ser encontrado por R$ 65 (preço médio).

ANTÔNIO SOARES DOS REIS – Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…