18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

UBS inicia campanha de rastreamento do diabetes

A equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Alípio iniciou nesta semana a campanha de prevenção ao diabete. Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Castilho, os agentes comunitários da área buscam como foco pessoas acima dos 35 anos de idade.

A campanha iniciou no dia 2 de outubro e vai até o próximo dia 20. De acordo com a enfermeira Marcela Tavares, essa ação é realizada para identificar aquelas pessoas que tem risco alto de desenvolver diabetes ou aquelas que já são portadoras da doença e desconhecem.

Para os pacientes acima dos 35 anos serão feitas aferição de glicemia capilar; busca de sinais e sintomas: muita fome, polidpsia, poliúria, perda de peso importante, visão turva e aplicação de Questionário FINDRISC para avaliação de risco.

Aos menores de 35 anos serão aplicados somente o questionário FINDRISC. “Se a pontuação for maior ou igual a 12, será realizada glicemia capilar”, explica a enfermeira.

Todas Agentes de Saúde do bairro Alípio estão aptas para passar orientações sobre o Diabetes Mellitus, prevenção, hábitos de vida, complicações e demais informações relacionadas. Durante a campanha cabem a elas informar e orientar a população acerca da doença. No primeiro dia da Campanha, foi realizada uma palestra sobre o Diabetes Mellitus, contemplando a etiologia, fatores de riscos, sinais e sintomas, tratamento e prevenção, ministrada pela médica da unidade, a dra Naifi.

Da Redação

Ultimas Noticias