FORMAÇÃO - Programa é bastante e atua para formação do estudante DIVULGAÇÃO

Secretaria de Saúde de TL inicia ações do Programa Saúde na Escola

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, Unidade de Saúde “Joel Neves” e Atenas, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) e apoio dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), deu início, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, às ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

Fortalecendo as políticas públicas para o desenvolvimento pleno dos educandos, o programa vem promover ações voltadas para prevenção de doenças e promoção de saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira e, para manter a efetividade do programa, a articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde, que é a base do PSE.

Nesse primeiro momento. já foram avaliadas uma média de 370 crianças com idades de 06 meses a 5 anos de idade no Centro de Educação Infantil (CEI) Guanabara e Escola Municipal “Elson Lot Rigo”, onde foram analisados riscos de obesidade e desnutrição infantil, através de avaliação antropométrica e registro de marcadores alimentares. Todas foram acompanhadas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), bem como pelas nutricionistas que, agora, estão integradas à rede para dar suporte e acompanhamento às crianças.

De início, todas as unidades de saúde seguirão até outubro realizando acompanhamento antropométrico de todos os alunos de 0 a 10 anos para identificação de má nutrição e obesidade.  “Uma vez identificado algum agravo, os pais serão acionados para encaminhar seu filho à Unidade de Saúde de referência do bairro da escola onde estuda e, assim, ter acompanhamento nutricional pela rede”, explicou a diretora da Atenção Básica, enfermeira Andréia Lima.

Andreia explica também que era para o PSE ter iniciado suas ações no começo de 2021, mas devido ao cenário epidemiológico de pandemia, e as aulas presenciais suspensas, isso foi postergado. “Agora, com o retorno das aulas no formato híbrido, e mais de 60% da população vacinada, vimos a necessidade de darmos início aos poucos as ações, com o objetivo de promover a prevenção e promoção da saúde”.

A secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio destacou que “o Programa Saúde na Escola trata-se de uma política pública para promover saúde e orientar sobre prevenção de doenças, com um olhar voltado para os estudantes, sendo que esses passam a atuar como multiplicadores de informações, levando o que aprendem na Unidade Escolar para as comunidades onde vivem”.

 

EIXOS DO PROGRAMA

O programa trabalha com 12 eixos prioritários que orientam as ações a serem desenvolvidas nas escolas:

Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

Promoção das práticas corporais, da atividade física e lazer nas escolas

Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;

Prevenção das violências e dos acidentes;

Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

Verificação da situação vacinal;

Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

Ação de prevenção a Covid-19 (incluso devido cenário epidemiológico).

 

O OBJETIVO

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A ação foi realizada respeitando todas medidas de higiene sanitária na prevenção do

Veja também

Polícia Ambiental fiscalizou 30 pontos de venda de peixe

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Nos dias de 21 e 22 de outubro de 2021 a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *