ZERADA - UTI covid do Hospital Unimed, em Araçatuba, não possui nenhum paciente internado com a doença

Retomada segura: internações por covid zeram em hospitais da região

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA E REGIÃO

A retomada econômica coincide com a diminuição no número de internados e casos mais graves da pandemia de covid-19 nos principais municípios da região. Alguns municípios de contingente populacional maior estão com suas alas de internações vazias.
Todos os principais hospitais estão com número baixo de casos em atendimento e ampliando o espaço para atendimento de outras patologias. O avanço da vacinação, com parte das cidades que já estão com 70% de imunização completa contribuiu para o cenário de maior tranquilidade atual.
Em Araçatuba, por exemplo, somando os leitos de UTI e enfermaria da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed, eram apenas nove pessoas em tratamento, contabilizando moradores dos 40 municípios da região, que juntos possuem mais de 800 mil habitantes.
Na Santa Casa, por exemplo, eram apenas 7 internados, sendo 5 em UTI e 2 em enfermaria. Apenas 6% dos 110 leitos do local estavam ocupados e apenas 2% dos pacientes internados no hospital estavam em tratamento contra a covid-19. Já no Hospital Unimed eram apenas duas pessoas internadas, ambas em leitos de isolamento. A UTI da unidade de saúde particular estava vazia.
O mesmo ocorre em outros locais da região. Em Três Lagoas (MS), por exemplo, apenas três pacientes estavam internados na sexta, todos eles no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Segundo boletim divulgado pela prefeitura municipal, um dos pacientes estava em enfermaria e os outros dois em leitos de UTI. O Hospital Cassems (particular) e a Unidade de Pronto-Atendimento não registravam um único paciente em tratamento.
Na cidade de Penápolis, já há várias semanas a Santa Casa não registra nenhuma internação de paciente com covid-19 ou mesmo com suspeita da doença. No boletim divulgado na última sexta-feira, o setor de enfermaria do hospital estava vazio, enquanto o setor de UTI contava com seis pacientes que possuíam outras comorbidades e estavam utilizando o setor pela falta de pessoas em tratamento contra a covid.
Outra cidade da região que zerou as internações por covid-19 foi Castilho. Em comunicado emitido pelo Hospital e Maternidade José Fortuna, que informou que as internações foram zeradas em Castilho e que de agosto para cá foram registrados somente dois casos da doença entre a população.
Em Lins, também não há casos de internação na Santa Casa do município. Os leitos de enfermaria e UTI estão zerados. Somando todas as unidades de saúde da cidade há apenas uma pessoa em tratamento contra a doença.

DRS II
Dados do governo do estado de São Paulo, apontam que houve uma queda de mais de 56% nos casos na variação semanal no Departamento Regional de Saúde de Araçatuba.
As alas de enfermaria estão com 5,9% de ocupação, enquanto as UTIs apresentam ocupação de 11,9%, números que demonstram a situação controlada da pandemia no noroeste paulista.
Em toda a região, 623.564 pessoas já haviam tomado pelo menos uma dose da vacina. 491.304 tinham recebido também a segunda dose, além de 18.713 que receberam a dose única. É mais de 63% da população já imunizada com duas doses. Outras 30.249 receberam a terceira dose.

Veja também

Atamor fará visitas a hospitais de todo o Brasil a partir de 2022; fundador pede doação de novelos de lã

Diego Fernandes – Araçatuba O grupo Atamor, de Araçatuba, que realiza ações no setor oncológico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *