Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Sessão da Câmara de Araçatuba será na terça e terá 10 itens na pauta
    • Prefeitura de Araçatuba lança Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes
    • Birigui promoverá “Dia das Crianças no Parque do Povo” neste domingo
    • Espetáculo circense de Maringá marca abertura do Festival Nacional de Circo-Teatro de Araçatuba
    • Birigui terá interdição de trânsito para a Corrida Outubro Rosa no domingo
    • Pipas já causaram 108 interrupções de energia em Araçatuba neste ano
    • Fundação Nivaldo Franco Bueno promove festa de Dia das Crianças na CEI Roseli Geminiano, em Andradina
    • Diocese de Araçatuba tem celebrações ao dia de Nossa Senhora Aparecida em todas as paróquias
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado em 2 de outubro
    Cidades

    Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado em 2 de outubro

    By jornalistacrispim19 de setembro de 2019Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet, durante a reunião deliberativa para análise da PEC 6/2019, que modifica o sistema de Previdência Social.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Karine Melo – BRASÍLIA

    O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou ontem (18) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o relatório sobre a proposta de reforma tributária (Proposta de Emenda à Constituição – PEC 110/2019).
    Em razão de um pedido de vista, a votação da matéria foi adiada, mas a presidente do colegiado, senadora Simone Tebet (MDB-MS), adiantou que, no dia 2 de outubro, o texto deverá ser discutido e votado pela CCJ, já com sugestões feitas pelo governo.
    O ponto principal prevê a criação do chamado Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), que terá as características de um tributo sobre valor adicionado (IVA).
    A ideia é substituir nove impostos: sete deles federais (IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis), além de um estadual (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS) e um municipal (Imposto Sobre Serviços – ISS).
    Segundo o relator, para atender uma demanda da equipe econômica, nesse novo imposto haverá uma alíquota para a União e outra para estados e municípios.

    Impostos podem ser fundidos
    “Fundiríamos os cinco impostos e contribuições sociais de competência da União em um IBS; e o ICMS e o ISS em outro IBS. Este último ainda com alíquotas fixadas por lei complementar”, frisa o relatório.
    O texto propõe ainda a criação de um Imposto Seletivo para certos bens e serviços, como energia, telecomunicações e veículos e derivados do petróleo e do tabaco. O prazo para transição entre os sistemas seria de 10 anos.
    “As diferenças eventualmente apuradas no novo sistema serão ajustadas para equalizar as receitas atualmente recebidas pelos entes federativos das três esferas”, propõe o relatório.
    Para atender regiões menos desenvolvidas, o parecer também contempla uma demanda dos secretários de Fazenda dos estados e cria o Fundo de Desenvolvimento Regional, importante para regiões menos desenvolvidas.

    Desoneração da Folha
    O senador Roberto Rocha desistiu de propor a redução do imposto sobre a folha de salários. “A desoneração da folha ficou de fora porque nós já temos na Constituição – no artigo 195 – um dispositivo constitucional que dá um comando para a desonerar a folha por outros mecanismos, então não havia necessidade de colocar mais um”, justificou.
    Além do projeto do Senado, hoje outro texto de reforma tributária já tramita na Câmara. Além disso, o governo também deverá enviar ao Congresso uma proposta de reforma tributária.

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous Article‘Brincadeira’ de atentado em escola mobiliza polícias Militar e Civil
    Next Article Após negativas do Governo, Petrobras e ANP, preço dos combustíveis disparam
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Araçatuba

    Sessão da Câmara de Araçatuba será na terça e terá 10 itens na pauta

    11 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Prefeitura de Araçatuba lança Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes

    10 de outubro de 2026
    Birigui

    Birigui promoverá “Dia das Crianças no Parque do Povo” neste domingo

    10 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.