ACOMPANHAR - Prefeito Angelo Guerreiro retoma a rotina de visita às secretarias e obras da Prefeitura

Reforma geral da UPA vai oferecer mais conforto aos pacientes

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

As obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) de Três Lagoas estão em fase de conclusão. A unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências.

O prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado da secretária de Saúde, Elaine Fúrio, e do secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, fez uma visita técnica à UPA verificando as obras e as necessidades prioritárias daquela unidade de saúde.

Foram construídas novas salas; ampliados alguns espaços; readequações visando a ampliação na recepção e outros ambientes; criada uma sala amarela para atendimento de pacientes urgentes; instalados sanitários em vários espaços; reestruturada a sala de material e esterilização; ampliada a sala de emergência com a construção de um posto de enfermagem; implantada uma área de ambiência, vestiário e de descanso para os profissionais da Saúde com banheiros completos; será construído um solário, entre outras benfeitorias. A UPA recebeu investimentos recentes com novos equipamentos e ganhará outros, incluindo móveis novos.

O objetivo, segundo Elaine Fúrio, é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Conforme o prefeito Angelo Guerreiro, A UPA-24h oferece estrutura simplificada (com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação). Com as obras, a população tem uma melhoria no acesso e um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Adriano Barreto lembrou que “a obra de reforma e readequação foi uma solicitação do prefeito, seguindo os moldes implantados nas demais unidades e devido ao aumento da demanda de atendimentos desta unidade, para trazer melhor conforto tanto para a população quanto para os funcionários abrindo espaço interno para serviços que não estavam adequados devido ao fluxo incorreto”.

 

 

Secretaria da Saúde reativa 10 leitos de UTI no Hospital Auxiliadora

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) efetivou a reativação de mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, para pacientes, confirmados ou com suspeitas de COVD-19. A medida foi tomada na manhã dessa quinta-feira (07).

A disponibilização desses 10 novos leitos de UTI será na segunda-feira (11), como anunciou a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, após encontro com a direção do Hospital Auxiliadora na sala de reuniões da SMS.

Apesar do aumento significativo de casos positivos de Covid-19, nos últimos dias, ainda “não temos ocupação 100% de leitos de UTI. Caso isso ocorra, a efetivação deverá ser antecipada”, anunciou Elaine.

A efetivação deu prosseguimento à concretização dos resultados do encontro do prefeito Angelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, vereador Cassiano Maia, e secretária de Saúde, Elaine Fúrio, com o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, em Campo Grande, na manhã de quarta-feira (06).

Na reunião com o secretário de Governo, foi solicitada a antecipação do problema que a cidade está sujeita a enfrentar, no caso de falta de leitos de UTI para COVI-19.

Desde o início da pandemia, o prefeito de Três Lagoas, se antecipando aos problemas que teríamos que enfrentar, viabilizou a compra de 40 respiradores, assegurando o atendimento humanizado de todos os pacientes de covid-19.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Proprietários de terrenos que não cumpriram notificação estão sendo multados

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *