RESGATAR - Prefeito Angelo Guerreiro desenvolve várias ações para resgatar a história de Três Lagoas DIVULGAÇÃO

Prefeitura quer apoio para conhecer a história de cemitério centenário 

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Administração municipal de Três Lagoas encontrou na região da Piaba um cemitério centenário. O local estava tomado pelo mato e não se sabe exatamente quem foi sepultado ali ou como ele surgiu, moradores mais antigos daquela região acreditam que o cemitério da Piaba surgiu na época áurea da estação ferroviária da Piaba. Ao todo foram 15 túmulos encontrados, o único datado é de um ‘anjinho’ que teve poucos dias de vida, no mês de dezembro de 1935.

“Ninguém sabe quem são essas pessoas que estão aqui enterradas, mas temos que ser sensíveis a essas almas, pois fazem parte da nossa história, mesmo não sabendo quem foram essas pessoas”, destacou o prefeito Angelo Guerreiro, que completou: “faço um chamado para quem souber mais sobre a história desse cemitério, que nos conte, pois temos que fazer esse resgate. Tenho certeza de que as pessoas aqui enterradas contribuíram muito para esta região”.

“Só temos a agradecer esse resgate da cultura e história da nossa região”, disse a vereadora Sirlene.

Para a reforma, sem custos adicionais aos cofres públicos, a Administração Municipal contou com equipe própria da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) que realizou a limpeza da área, a reconstrução dos túmulos e cruzes, a construção de cruzeiro e execução de cercamento. Além da realização da manutenção do acesso, com sinalização para quem quiser visitar o local.

O evento de inauguração contou com a presença dos secretários municipais Celso Yamaguti (SEMEA), Gilmar Tabone (Semad), Toniel Fernandes (Sedect) e o chefe de Gabinete, José Aparecido de Moraes; além do prefeito Angelo Guerreiro, a vereadora Sirlene, e alguns moradores da região do Arapuá – à qual a Piaba faz parte.

O Cemitério da Piaba está aberto ao público para visitação, ele fica localizado na Estrada da Piaba, entre Arapuá e a antiga ferrovia.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Homem é preso com 105 quilos de maconha

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Policiais do 2º Distrito Policial e do Setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *